domingo, 1 de novembro de 2009

O alferes que queria pôr o encarregado civil em sentido...

Rua que ligava a estrada principal à avenida. Ao fundo, vê-se
a residência do comandante do BCAV. 8423. À esquerda, ficava a enfermaria militar


As chuvas torrenciais do fim-de-semana, além de terem transformado a avenida de baixo num autêntico lamaçal, tinham também causado alguns estragos na vila do Quitexe. Destas, apenas tirou proveito a garotada, fazendo uma festa na rua de cima, para gáudio dos adultos “entrincheirados” em casa e dos resguardados junto aos estabelecimentos!
Estávamos a 12 de Março de 1973, segunda-feira! As altas temperaturas que cedo se fizeram sentir, já indiciavam um dia abrasador! Mas a “certeza” disso viria da boca dum civil, na altura funcionário duma serração! «Vai escaldar, amigo…vai escaldar…», dizia ele, mas sem me olhar!
À rua da enfermaria chegara uma equipa de trabalhadores da Administração. Munidos de utensílios para escavações, bem cedo deram início aos trabalhos de abertura de uma vala para melhoramento da rede de águas A saturação era evidente e impunham-se medidas nesse sentido!
A habitual cavaqueira da hora de almoço foi interrompida, ao avistar-mos o alferes Serpa (oficial de Transmissões). Reteve-se junto à vala e pela sua cara (beiço descaído...), nada de bom iria sair dali! Só uma razão muito forte o obrigaria a apanhar aquele calor intenso e a abdicar da sua sesta diária! Flor de estufa, provocação debitada pelos seus companheiros “mais iguais”, como fazia questão de frisar, deixavam-no visivelmente indisposto! Todos sabíamos que tinha o péssimo hábito de se imiscuir em todas as áreas, ignorando as sucessivas chamadas de atenção!
Acabava sempre a levar para “tabaco”, mas no célebre dia em que se envolveu com o pessoal do ELREC levou para “charuto”… cubano…e grande! É que depois de um dia de pó pelas picadas, não houve mesmo a menor paciência para o aturar!...
Ao passar pelos trabalhadores negros, proferiu, em tom bem alto, algumas frases que não agradaram ao encarregado! Não as reproduzo por serem demasiado “pesadas”, mas que deram origem a troca de palavras nada amistosas… lá isso deram!
Nada habituado a que lhe respondessem à letra, direi que deverá ter sentido o chão fugir-lhe! Totalmente descontrolado e transpirando insegurança, virou-se altivamente para o capataz e ordenou-lhe que se pusesse em sentido!!!
«Em sentido o c…….!», respondeu este praguejando a pulmão cheio e com uma enorme ânsia de lhe pôr as mãos em cima! Não pôs, mas ainda tirou da cabeça o chapéu castanho de abas largas, em jeito agressivo!
“Querem ver que ainda lhe dá ordem de prisão!...”, comentámos! Mas não e ainda bem – sempre que o fez, deu-se mal! Era bem notório o rancor com que se olhavam, não deixando margem para dúvidas que por ali andava coisa que ultrapassava a obra e os artistas!
Casmurrices com muitos meses e que, de vez em quando, originavam algumas trocas de mimos, desnecessários e despropositados, dizia-se! Cenas que teimavam em fazer parte do dia-a-dia do Quitexe e que às vezes a nossa memória, “ingenuamente”, deixa escapar!
O aquartelamento não apenas cheirava a rosas! Por lá se misturavam odores que a Pátria bem dispensava! E nós também!

ANTÓNIO CASAL
Foto e texto

Sem comentários: