quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O boato... e as saídas de Zalala e Liberato


Guarnição do Liberato em obras de reparação de acesso, em
baixo (foto de José César) e Ponte do Dange, em cima (foto da net)

Há 35 anos, 25 de Novembro de 1974, realizou-se no Quitexe uma reunião dos comandos do Sub-Sector do Uíge e a 3ª. Companhia do BCAV. 8423 completou a sua instalação em Vista Alegre e Ponte do Dange. Assim, e de vez, se abandonou a Fazenda de Zalala - onde as Forças Armadas Portuguesas estavam desde 1961/62.
A data regista outro abandono, o da Fazenda do Liberato - onda estava estacionada a Companhia de Caçadores 209. As guarnições militares concretizavam, assim, a rotação programada no início do mês.
Recorde-se que, a 21 de Novembro de 1974, a Companhia de Caçadores 4145/72 também abandonara o Sub-Sector do Uíge, deslocando-se para Luanda - sendo substituída pela 4145/74. Não tenho ideia onde esta estacionou, nem o Livro da Unidade tal refere - segundo apurei na consulta agora feita.
Por esta altura, corria o boato, no Quitexe, de que o Comandante do BCAV. 8423, TC Almeida e Brito, teria sido (ou iria ser) preso em Lisboa, onde estava de férias, e à ordem do Movimento das Forças Armadas (MFA) - o que não se concretizou.
O boato, porém, causou-me alguns amargos de boca já que, vá lá saber-se porquê (embora desconfie por quem), me foi atribuída a autoria da atoarda e tive de responder por ela - embora de maneira que me deixou airoso na história. Contá-la-ei um destes dias.

Sem comentários: