terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Por onde anda(rá) o Emanuel do SPM?

Os 1º.s Cabos Pais e Emanuel, com o furriel Viegas ao centro, no Bar do Rocha

O Emanuel era um dos homens do Quitexe mais próximo de mim: 1º. cabo escriturário, natural da Gafanha da Nazaré (Ílhavo), discreto, eficiente, diplomata, bom companheiro, tinha o dom de saber ouvir e de ter sempre um sorriso para sossegar qualquer constrangimento.
As conversas com ele, num dos vários bares do Qitexe, eram intermináveis: sabiam à maresia da Barra e da Ria, tinham os cheiros das nossas terras (bem próximas), falava-se de Aveiro, dos ovos moles e do Tico-Tico, do Beira Mar e de Vale Guimarães - que pouco antes, como Governo Civil de Aveiro, autorizara a realização do 2º. Congresso Republicana (a 16, 16 e 17 de Maio de 1969) e depois o terceiro, em Abril de 1973 - que ainda «vi», em correria pela avenida acima, a fugir para estação do caminho de ferro.
Falar de Aveiro e de Águeda, pelo Quitexe, era um bálsamo e o Emanuel fazia parte dessa «receita». Bom tipo, foi louvado pelo comando do BCAV. 8423, que lhe exaltou «a maior dedicação pelo serviço, sempre pronto a cumprir quisquer tarefas».
Uma delas, era a coordenação do SPM e não era raro que ele mandasse recado pelo Cabrita, para nos juntarmos no Rocha, no Topete, no Pacheco... Era sinal de mão-cheia de aerogramas para eu ler.
O Emanuel, todavia, não vem aqui por isso: vem, porque não sei dele! Todas as minhas diligências, batem com o nariz na porta. A última vez que ouvi dele falar, foi há uns pares de anos. Alguém me disse que estaria para os Estados Unidos. Estará? Quem ajuda a encontrar o 1º. cabo escriturário 11217473?? Não se darão alvíssaras, mas dar-se-ão abraços!
- EMANUEL. Emanuel Miranda dos Santos, 1º. cabo escriturário, natural da Gafanha da Nazaré (Ílhavo). Trabalhava na Secção de Operações e Informações e foi encarregado do SPM.
- SPM. Serviço Postal Militar, assegurava o correio de (e para) militares em comissões de serviço nas então chamadas províncias ultramarinas. Angola, era uma delas. O SPM do Quitexe era o 1246.

2 comentários:

Tomás disse...

O Emanuel dos Santos, de seu nome,
era um rapaz simples amigo do seu amigo ao ponto de, e eu sou testemunha em primeira mão, partir um cigarro e dar ao amigo o restante. Trabalhava na sala de operações em conjunto com outro amigo de Campanhã, Porto, (peço desculpa não me lembrar do nome). Quantas tardes de Domingo passadas a jogar as cartas com a equipa de radiomontadores. Quantas histórias eu teria de contar e recordar para falar de "um grande amigo" com o qual partilhei tantos meses. Já aqui partilhei uma foto com ele em Carmona, à porta da oficina com o meu colega Silva e um grupo de refugiados, de guerra, com crianças. Que eu saiba não esteve no SPM. (Santos se vires esta mensagem recebe um grande abraço do tamanho do mundo).

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Tomás:
O louvor do comando do BCAV. 8423 refere: (...) «sendo de realçar a acção desenvolvida como encarregado do SPM deste Batalhão, a que rapidamente se adaptou e onde desenvolveu uma actividade muito meritória».