quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O dia de anos de minha mãe!...

A 20 de Janeiro de 1975, a senhora minha mãe fazia 54... anos. Hoje faz 89! Há 35 anos, com as vésperas necessárias, lá lhe mandei notícias do Quitexe, a condizer com a data - trazidas em mão pelo Monteiro. Reli agora o que então lhe escrevi e o correio que (dela) lá me chegou por estes dias e não deixei de ter uma emoçãozinha a varrer-me a alma, ao olhar o papel amarelado do aerograma assinado por «Tua Mãe»!
Contando a história, o Monteiro veio de férias e foi portador de carta - que poria no correio em data apropriada a que minha mãe a recebesse neste dia. Dela, tive resposta de luxo: no regresso ao Quitexe, o Monteiro foi portador de dinheiro - que lhe enviou ela em vale do correio, para Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), onde ele açucarava o seu descanso dos dias quitexanos, enovelando-se de amores pela sua mulher de hoje - a Fernanda Queirós (Nani). Dinheiro, em notas - tinha pedido eu... - e uma lata com chouriço em azeite e outra com rojões. As mães são assim!
O Quitexe de faz hoje 35 anos foi de patrulhamento na estrada do café e uma pequena escolta a uma fazenda das redondezas - já não sei porquê. E à noite houve janta no Pacheco, com alguns amigos - metendo uma entrada de camarões e bife no prato, como era convencional. Com cartas e aerogramas de «sobremesa». Foi um dia feliz e nostálgico! Como se vê na foto, que não é do dia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonito, Ó Viegas...
Abraço,

Anónimo disse...

Lindo filho...