quarta-feira, 24 de março de 2010

A operação miliar ao Vale da Sanda no ano de 1965

Mapa do Norte de Angola, zona do Quitexe e Zalala (Operação ao Vale do Sanda)

OCTÁVIO BOTELHO*

O "post" do dr. Pestana Bastos - ver AQUI... - desencadeou em mim um vendaval de saudade. O facto é que tomei parte na Operação ao Vale da Sanda, descrita pelo dr. Pestana Bastos, no já distante ano de 1965 do século findo. Era eu furriel de Artilharia (QP), a fazer a primeira comissão das três que fiz em Angola. Fazia parte do 3º.GC da CART. 785, do BART. 786, do RAP2.
Senti saudades não da situação então vivida por todos nós, uma situação de guerra dura, num clima nada agradável e num isolamento de tal ordem!...
Senti saudades da época em que era mais jovem, tinha saúde para dar e vender e, apesar das dificuldades vividas, mesmo assim tinha também bastante alegria de viver. Saudades também do ambiente de solidariedade e camaradagem que tal situação nos impunha e apesar de tudo era tão benéfica e necessária para se ultrapassarem as dificuldades surgidas. Sim!...Lembro-me também de que o dr. Bastos, pela sua aparência de "mais velho", agravada pela presença do seu "farfalhudo" bigode, foi tomado como alvo a abater pelos atiradores da emboscada que nos foi feita, supondo eles que se deveria tratar do "Maior" da operação!...Enfim!...
Decorridos que são 45 anos sobre a ocorrência, ela se mantém presente como se tivesse decorrido há dois ou três. Não quero alongar-me mais e neste momento quero dar os parabéns ao administrador deste blogue pelo trabalho efectuado e que possibilita o reviver destes acontecimentos marcantes na vida dos ex-combatentes da Guerra Colonial.
As mais cordiais saudações aos colaboradores e vistantes deste blogue e também ao dr. Pestana Bastos, médico que pertenceu à minha Companhia e muitas vezes nos acompanhou nas andanças da guerra.
Para todos um abraço do Camarada,
OCTÁVIO BOTELHO *
Sargento Ajudante de Artilharia
Aposentado

Sem comentários: