sexta-feira, 26 de março de 2010

O primeiro patrulhamento misto da cidade de Carmona


Estátua e rotunda Ricardo Matos Gaspar, fundador de RIMAGA, importante empresa
de Carmona, um dos sítios por onde passou o patrulhamento misto de faz hoje 35 anos.
Forças mistas no BC12, em cima, fazendo ordem unida


O dia 26 de Março de 1975 foi de rotina civil, até às 17/18 horas - correndo a cidade num jipe militar, para lhe conhecer alguns recantos. Não por acaso. Às 20, tínhamos de estar no BC12 para iniciar os chamados patrulhamentos mistos - com as forças do MPLA (FAPLA´s), UNITA (ELNA) e FNLA (FALA). Os primeiros! Havia alguma ansiedade da nossa parte, muito respeito e nervosismo - até alguns temores. Há dias que alguns angolanos (foto) estavam instalados no BC12, numa das casernas, e eram olhados com alguma desconfiança. Eram, afinal, os nossos «inimigos» de ontem! Ir fazer patrulhamentos conjuntos, que Deus nos acompanhasse!
Verdade que já a 15 de Março tínhamos feito um primeiro "ensaio" e nem correra mal. Bem pelo contrário. Fôra num comício comemorativo do aniversário da FNLA, num serviço episódico e em formação parada. Mas havia a consciência da sua (deles) desabituação da disciplina e atavio militares, alguns medos quanto à aceitação que tivessem (ou não) do comando das forças - sempre entregue a um graduado do exército português. E, mais delicado, como se «entenderiam» eles, militantes dos três movimentos integrados numa mesma força conjunta, sabendo-se, como sabíamos, das diferenças que se discutiam a tiro, granadas e morteiros em outras regiões de Angola, já «abundantemente» regadas de sangue de irmãos contra irmãos.
A noite de patrulhas urbanas, porém, correu muito bem - embora fossemos assobiados e vaiados quando passávamos em algumas ruas da cidade, com vozes e provocações que feriram o nosso brio, o garbo e as honras militares. Da parte de civis europeus.

Sem comentários: