sábado, 13 de março de 2010

O PELREC QUE ERA "IN" E FOI VER FUTEBOL NA TELEVISÃO

Marco geodésico da Mata de Soares, em Santa Margarida. Os marcos
eram passagem obrigatória da instrução militar

Há 36 anos, por estes dias, as várias sub-unidades do BCAV. 8423 palmilharam os arredores do Campo Militar de Santa Margarida, continuando a sua preparação para o teatro de operações em chão de Angola.
Os grupos de combate (pelotões da atiradores) mais ou menos repetiram o que já haviam feito entre 18 e 22 de Fevereiro, mas desta feita em cenários, digamos, ainda mais reais. Os dez dias de férias - as chamadas Licenças de Norma... - que antecipavam a partida já estavam marcados (entre 18 e 28 de Março) e por Santa Margarida vivia-se um clima de «guerra», com operações pela nossa já conhecida Mata do Soares. Recordo alguns nomes de localidadespor onde passámos, avulsamente: Malpique, Casais (era mais de um...), Vale do Mestre, Pocariça...
A paisagem era algo agreste, mas sobrava a simpatia das populações - que facilmente se empatizavam com a tropa. Numa dessas noites, deu-se parte do PELREC, que servia de IN a pelotões das companhias operacionais, a ver um jogo de futebol na televisão - coisa muito rara por esse tempo... - num café de aldeia, onde (quase) foi surpreendido por um grupo de oficiais, que incluía o comandante Almeida e Brito. Em missão inspectiva.. Lá nos safámos a "fugir" pelas traseiras, até porque o grupo parou mesmo no café, pela mesma razão: ver a bola!
Ao outro dia, no Destacamento e na formatura da manhã, perguntou o então aspirante a oficial miliciano Garcia, o comandante do PELREC e que integrava o grupo: «Então, quanto ficou o jogo?...». Afinal, tínhamos sido detectados.

Sem comentários: