quarta-feira, 31 de março de 2010

Montanha Pinto foi presidente da Câmara Municipal de Carmona

A 23 de Março, falei aqui da minha pessoal (há 35 anos) sobre Montanha Pinto - figura pública de Carmona, que deu o nome ao bairro onde se situava uma antiga messe de oficiais, mas que, entre Março e finais de Julho de 1975, foi «casa do repouso doas guerreiros-sargentos» do BCAV. 8423.
Recordei-me que Montanha Pinto ainda era vivo ao tempo, que fôra presidente da Câmara Municipal de Carmona e fizera notável obra de qualificação urbanística da cidade. E que, além de deputado na Assembleia Nacional, da Ala Liberal, fôra funcionário público e empresário agrícola e tinha mais uma mão-cheia de dados curriculares que na altura me espantaram e agora não recordo.
Agora, o António Casal - que tirocinou transmissões pelo Quitexe antes dos Cavaleiros do Norte, fez-me chegar recortes do jornal O Século - edição de 22 de Junho de 1954. Há quase 56 anos!!
Título da 1ª. página: «Portugal Ultramarino - Angola. Número especial dedicado à província de Angola, aquando da visita do Presidente Craveiro Lopes».
A reportagem, bem recheada de fotos, abrange toda a ex-colónia e fala, até, da construção do novo Clube Recreativo do Uíje, da construção do Grande Hotel do Uíje (com fotos) e outras curiosidades. E, principalmente, de toda a economia, riqueza e o visível progresso da província que nós viríamos a conhecer 19 anos depois.
Obrigado, ó Casal!
Se clicarem na imagem, ela aumenta
e podem ler o que está escrito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Furriel Viegas:

Desculpe n/ me identificar.
Tenho de si a ideia de um jovem bem parecido, bem falante, às vezes parecendo indiferente e até distante da malta, que no entanto era muito gabado pelos soldados atiradores, naquela mistura de gostar e detestar mas sempre de admirar.
Recordo-me de estar numa formatura e vê-lo de sargento de dia com uma reacção que na altura e ainda hoje considero extraordinária. Eu não sei se se lembra, mas o sr. estava de sargento de dia e chegou o capitão Oliveira que o mandou apresentar a companhia chamando-lhe nosso cabo e dizendo-lhe para apresentar essa merda, desculpe o termo.
O que me deixou estupefacto e ainda ás vezes recordo isso quando se fala de tropa foi o seu sangue frio, respondendo ao capitão na frente da companhia, mandando-a por em sentido e apresentando-a ao capitão dizendo merda pronta.
O que nos deu vontade de rir na formatura e você a voltar-se e para nós e a mandar-nos calar.
Achei corajosa essa reação e percebi nesse dia porque é que os atiradores tanto gostavam de si, pois vim a saber que você era um gajo directo e sempre deu tudo por eles, defendendo-os dos mais fortes.
Infelizmente n/posso participar dos encontros mas desejo que o próximo e todos os outros sejam muito felizes para todos.