sexta-feira, 19 de março de 2010

A malta que ia para a borga e os cinemas de Carmona

O Cinema Moreno, na cidade de Carmona, frente à Rádio Clube do Uíge (1974)
Furriéis Pires (de Bragança) e Neto, na saída da Messe de Oficiais do Bairro Montanha
Pinto, onde ficaram os sargentos da CCS do BCAV. 8433

A messe de Carmona semeou-nos de sonhos e de lazeres. A foto, mostra o Pires (de Bragança) montado na mini-mota que por lá foi de vários donos e certamente em saída para alguma comezaina na cidade, lá para o Escape, o Xenú ou os pica-paus do Bar do Eugénio. O «menino» vestido de branco é o «imaculado» Francisco Neto, o furriel-irmão de Águeda - que ao tempo andava perdido de amores pela sua Ni, sua mulher de hoje.

Ambos vestidos à civil e pelo ar da carruagem (ou da mota...), duvido que o dia não fosse de borga - quem sabe se alguma saída para o Transmontano, ou uma ida ao cinema - onde, numa qualquer data, vimos o impensável "O Último Tango em Paris», no Cine Moreno, frente ao Rádio Clube do Uíge.

O Pires era mais recatado, mas sempre ansioso por uma boa passeata na cidade, «a ver as grinas...». O Neto, sempre muito mais expressivo e exuberante, às vezes até quase volupioso, fazia-se de mestre-rua aos menos atrevidos nas noites carmonianas, noites que faziam medrar desejos nos olhos e alma dos rapazes da guarnição.

Leio aqui a minha nota deste dia de 1975, como hoje Dia do Pai: «Nasceu o Zé, há um ano». O Zé Fernando é meu sobrinho e ao tempo também já meu afilhado, baptizado semanas antes de eu embarcar para Luanda. Hoje, é também meu compadre e treina o Náutico de Viana, clube que o fez atleta campeão nacional de remo. E internacional. E quase olímpico. A graça é que nesta quarta-feira de Março de 1975, muito provavelmente em algum frágil momento de nostalagia, associei o cinema ao meu sobrinho e afilhado: eram ambos Moreno. Um de nome, o cinema; outro de apelido, o sobrinho. E passaram-se 35 anos!

1 comentário:

Casal disse...

O Cinema Moreno foi a única (que eu me lembre) sala de Cinema onde entrei na cidade de Carmona. «Desafio das Águias» com Richard Burton foi o primeiro filme a que assisti. Iria lá voltar algumas vezes, aproveitando as "escapadelas" habituais, algumas bem arriscadas! Era o fulgor naturar da idade, associado, por vezes, a uma pequena (?) dose de irreverência! Era a idade para tudo, diga-se, e até para coisas que hoje não lembrariam a ninguém. Como por exemplo, ir a Carmona ver um filme que, uma semana antes, tinha sido assistido no Quitexe! E a verdade, verdadinha, é que eu nunca entrei no Cinema do Quitexe! Nem era pelo defeito sonoro de que muitos se queixavam, mas pela adrenalina que as "fugas" proporcionavam!