quinta-feira, 4 de março de 2010

Cavaleiros «à solta» na cidade... e insultos e ameaças aos militares


O quartel do BC12, onde o BCAV. 8423 esteve instalado de 2 de Março a
Agosto de 1975 (foto de baixo) e Rua do Comércio (em cima)

A chegada a Carmona, depois das primeiras curiosidades satisfeitas, foi da óbvia integração da guarnição ao ambiente urbano. Mais exigente, por exemplo, quanto ao atavio militar.
O pessoal acomodou-se o melhor que pôde - e muito melhor se acomodou que no Quitexe... - e fomos entrando na escala de serviços. Fora isso, galgava-se a cidade em procura de novidades e não havia restaurante ou bar a que não fizessemos reconhecimento. Sempre com evidente animosidade de parte da população europeia. Não toda, é evidente. O Livro da Unidade regista, neste mês de Março de 1975, «muitas quezílias entre a população civil e as NT, devido à animosidade que aquela tem a estas».
Uma noite, num café cujo nome não lembro, o Mosteias - numa mesa onde estava eu, ele, o Neto, o Pires do Montijo e outros (lembro-me destes...) - teve de mostrar as suas «habilidades» karatecas para evitar uma confrontação física. Comigo e com o Neto em posição de «combate». Foi um dos muitos momentos de tensão que por lá se viveram e sabia-se lá o que poderia acontecer. As «bocas» aos militares eram pão nosso de todos os dias, em provocações e hostilidades que foram formatando marcas difíceis de sarar.
Por alguma razão, foi criada a PM, com três equipas em rotação de serviços! E imaginem quem fazia parte de uma delas? Eu, pois claro! E muitas vezes tive de ouvir o que não queria. E aguentar! E deter pessoas, que é «coisa» pouco agradável, como uma vez aconteceu na Rua do Comércio (foto), perto da vedação que se vê na imagem: três jovens filhos de europeus ameaçaram, insultaram os e cuspiram na viatura miltar. Foram detidos e dormiram no BC12.
- NT. Nossas Tropas.
- PM. Polícia Militar, em Carmona designada de PU (Polícia de Unidade). Ainda guardo a braçadeira e o cassetete que usei na cidade nesse serviço nada fácil, feito em 24 horas, de três em três dias.

Sem comentários: