domingo, 7 de março de 2010

Os primeiros dias de Carmona...

A piscina de Carmona (foto de Quitexe) e vista da cidade (de Rui Ribeiro)

A cidade e os seus desafios foram uma «aventura» bem interessante para todos os jovens Cavaleiros do Norte. Julgo poder dizer, sem exagero, que todos ganharam alma nova, desestigmatizando alguns constrangimentos e receios. A cidade de Carmona, na verdade, oferecia muitas respostas à gulodice social da guarnição: cinemas, bons restaurantes, belas esplanadas, a piscina, por aí fora.
O Escape, restaurante já desde há muito conhecido dos «desenfianços» do Quitexe, passou a ser paradeiro usual da tropa financeiramente mais abonada - que pelos arredores aproveitava para espreitar as belezas que enchiam os olhos - as belezas que por ali se passeavam, bem decotadas e de pernas ao leú, ou as que mercavam nas várias lojas da rua do Comércio, na avenida de Portugal, nas principais áreas comerciais e nas muitas esplanadas e bares da cidade. E lá surgiam os pecados do desejo, os consolos de vista que nos enfeitiçavam, sempre que nos dávamos a olhar para as meninas do liceu. Ou outras quaisquer!

A outro nível, o comandante Almeida e Brito - com a guarnição bem instalada no BC12 e mas messes da cidade - foi cumprir protocolo e dinamizar empatias: a 5 de Março de 1975 visitou o Governador do Distrito, o Bispo da Diocese e os Juízes do Tribunal de Carmona.

Sem comentários: