domingo, 14 de março de 2010

O dia da segurança mista na festa da FNLA em Carmona

Rua do Comércio nos anos 70 (em cima) e Tribunal de Carmona (foto de Serra)


A 14 de Março de 1975, fomos convocados para um serviço muito especial: fazer a segurança das festas do feriado da FNLA, no dia seguinte. Mais: seriam feita com as forças dos três movimentos emancipalistas. O que nos deixou algo preocupados.
A verdade, felizmente, é que os patrulhamentos feitos correram de forma tranquila, nos locais da cidade que o movimento de Holden Roberto escolhera para festejar. E não houve, contra o que se temia, qualquer animosidade entre os militantes (armados) dos três movimentos.
O comando dos grupos mistos era assegurado pelas forças armadas portuguesas, normalmente um furriel miliciano, por cada 15/20 homens - que se movimentavam em unimogs. A formação afigurava-se algo estranha aos olhos dos cidadãos de Carmona e nós, passando nas ruas da cidade, mais que nos sentirmos actores de um momento histórico (o que, na altura, como tal nem entenderíamos), vivíamos as interrogações do povo: o que se passa?! Disso, ainda ouvimos graçolas menos simpáticas junto ao Bar Xenú, muito perto do Tribunal.
Na verdade, o que estava a acontecer era que os inimigos de ontem estavam, agora, a dar passos objectivos no sentido de se formarem as forças armadas de um novo país. Assim se pensava!
Amanhã, fará 35 anos que isso pela prinmeira vez aconteceu em Carmona.

Sem comentários: