domingo, 28 de março de 2010

A chegada do capitão Silva Themudo, 2º. comandante do BCAV. 8423

O capitão de cavalaria José Diogo Themudo assumiu as funções de 2º. Comandante do BCAV. 8423 em Março de 1975. Seguramente antes de 24, dia em que passou a comandar interinamente a Unidade - passando o tenente-coronel Almeida e Brito para o comando (também interino) da Zona Militar Norte (ZMN).
O BCAV. 8423 estava sem 2º. comandante desde a chegada a Angola, pelo facto de o major da cavalaria José Luís J. Ornelas Monteiro, nomeado para o cargo, ter sido «desviado» para o CCFAG.
Silva Themudo não demorou tempo a conhecer a sua área de comando e, a 27 de Março, foi ao Quitexe - onde estava ainda estava a 3ª. Companhia, comandada pelo capitão miliciano Fernandes. No dia seguinte, foi a Vista Alegre e Ponte do Dange, onde a 1ª. CCAV. estava em missão, sob o comando do capitão Castro Dias.
Sucediam-se pelos últimos dias de Março, as reuniões com os dirigentes dos três movimentos emancipalistas, confirmadas nos encontros dos Estados Maiores, às 4ªs.-feiras. As novas que nos chegavam, davam conta da boa aceitação das medidas militares tomadas e que, cito do Livro da Unidade, constituíam «um exemplo para terceiros». As reuniões passaram mesmo a ser itinerantes e, dentro desse contexto, houve contactos a vários níveis, com os movimentos das áreas de Salazar, Quibaxe e Úcua - este último com patrulhamento conjunto do ECAV 401 e da 2ª. CCAV. do 8423, no dia 31 de Março.

Sem comentários: