domingo, 24 de julho de 2011

Visita aos povos e fazendas a ZA do Quitexe


O mês de Julho de 1974, entre muitas coisas - algumas delas já aqui faladas e outras nem opor isso - foi tempo para os Cavaleiros do Norte melhor conhecerem a região, as autoridades locais (civis e eclesiásticas), as fazendas, as sanzalas. Como já acontecera em Junho.
O Livro da Unidade faz referência às seguintes fazendas:
- Dia 7: Negrão.
- Dia 14: Rio Duizo.
- Dia 25: Guerra, Chandragoa, Businaria e Isabel Maria (faz hoje 37 anos).
- Dia 26: Minervina.
E povos (sanzalas):
- Dia 6: Aldeia e Luege.
- Dia 10: Qutoqui e Quimassabi.
- Dia 13: Autoridades tradiconais e fazendeiros (no Clube do Quitexe).
- Dia 26: Aldeia Viçosa.
Foi numa destas saídas, em escolta, quer parecer-me que na ida para a Guerra e as outras (seguindo, em algum percurso, pela estrada/picada para Camabatela), que tivemos um primeiro acidente de Unimog. O que viria a acontecer por mais duas vezes: uma na picada para Santa Isabel, outra para Zalala. E uma outra, em plena estrada de alcatrão, entre o Quitexe e Aldeia Viçosa.
Desta vez, para os lados de Camabatela, julgo que era condutor o Canhoto, a viatura saiu fora da picada, ficou meia voltada e «voou» um dos nossos soldados - que teve de receber tratamento hospitalar. Não me lembro do nome dele. Eu, que ia sentado na travessa da carroçaria, saltei a tempo e tive a sorte de não ser apanhado pela viatura.
- ZA. Zona de Acção.
- CANHOTO. Alípio Canhoto Pereira, condutor-auto. Natural e residente em Belmonte, onde trabalha numa estação de serviço.

Sem comentários: