sábado, 9 de julho de 2011

A saída definitiva do Quitexe...

Casernas e parada do Quitexe (vermelho), edifício do comando (rôxo), porta d´armas (amarelo) e administração civil (branco, em cima)

 
A 8 de Julho de 1975, a 3ª. CCAV. do BCAV. 8423 abandonou o Quitexe. Ali, foi a última guarnição militar portuguesa. O primeiro grupo de combate já abandonara a vila no dia 1 e, assim, ficou completa a retração do dispositivo militar do Uíge. Concentrado em Carmona.
A situação não era a melhor e, cito o Livro da Unidade, houve «necessidade de se preparar uma maior presença na cidade».
Os problemas, na verdade, já depois dos gravíssimos incidentes dos primeiros dias de Junho, não deixaram de se repetir. Ora confrontações entre militantes dos movimentos independentistas (armados), ora no relacionamento da comunidade civil, com a guarnição militar portuguesa.
O comando do BCAV. 8423 bem tentou respostas e soluções da parte do QG/RMA, para «a melhor situação em Carmona», mas a verdade é que nãs as teve e, em boa verdade, a guarnição sentia-se isolada, orfã a norte - numa zona (o Uíge) de fortíssima influência da FNLA, que o MPLA rejeitava e combatia, em palavras e, por vezes, com armas na mão. Como acontecia em Carmona, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe. Ou principalmente em Luanda e, mais perto de nós, em Salazar e Malange.
- QG/RMA. Quartel General da Região Militar de Angola.

Sem comentários: