segunda-feira, 4 de julho de 2011

A morte do furriel miliciano Jorge Barata, de Zalala!

Barata (à esquerda, em cima), furriel miliciano em Zalala, com o alferes Santos e o Rodrigues (fm). E como defesa central do Alcains, quinto a contar da esquerda, de pé

O Barata, o furriel miliciano Barata, faleceu em 11 de Outubro de 1997, na sua terra de Alcains, cujas cores defendeu no futebol (foto) e na alma. Era um dos Cavaleiros do Norte de Zalala e dele, tenho a imagem da sobriedade, do companheirismo e da verticalidade, sem submissões ou exageros, cumpridor fiel da missão que o (nos) levou à jornada angolana do Uíge.
O nosso envolvimento relacional começou em Santa Margarida, pelos primeiros meses de 1974, na formação do batalhão - ele na 1ª. Companhia, eu na CCS. Continuou em Angola, particularmente nas missões que, ido de Zalala, ele cumpriu no Quitexe.
A 22 de Novembro de 1974, com toda a guarnição zalaliana, passou para Vista Alegre e depois para Carmona - antes de, em Agosto de 1975, seguir para Luanda - onde chegara a 1 de Junho do ano anterior. De lá saiu, com comissão finda e para Lisboa, a 9/10 de Setembro desse mesmo ano de1975.
O Barata faleceu vítima de um enfarte do miocárdio. Na véspera, ainda treinou futebol, jantou, sentiu-se mal, seguiu de ambulância para o hospital e faleceu no dia seguinte - 11 de Outubro de 1997, às 7 horas da manhã.
Deixou viúva, um filho e uma filha.

Até um destes dias, Barata!
- BARATA. Jorge António Eanes Barata, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423. Natural de Alcains.

2 comentários:

Victor Eanes disse...

Venho aqui agradecer a lembrança que foi feita neste blog ao enorme meu pai, Jorge António Eanes Barata. Revelo que me sinto lisonjeado pelo facto de ter feito amizades por todos os locais por onde passou, por ter deixado saudade nas pessoas que conheceu e por verificar que essa mesma saudade nos dias de hoje ainda perdura. Mesmo sem o conhecer, prevejo que o Srº Viegas tenha sido um enorme amigo de meu pai...ele ainda continua sendo seu amigo, onde quer que ele esteja. Muito obrigado Srº Viegas, por me fazer sentir honrado em ser filho de meu pai! Obrigado.

Victor Eanes

rodrigues -zalala disse...

Fui companheiro,camarada e amigo, do Barata, assim o tratei como todos, por terras de Portugal e depois em Angola, Fazia parte do meu pelotão. Victor Eanes, podes ter orgulho no teu Pai, era um Homem e Camarada como poucos.Passei muitos longos dias com ele, no cumprimento do serviço militar, era eu Barata e o Louro, como furriéis, com milhares de acontecimentos ou histórias nos melhores e piores situações que tu nem podes imaginar por terras africanas, sempre pronto para partilhar os bons e piores momentos, o teu Pai era mesmo assim.Podes e deves ter orgulho no teu Pai, por certo que sofreste com o falecimento do teu Pai, mas fica a saber que quando soube da perda deste Camarada, também sofri do pior. Perder um amigo, companheiro e Camarada como ele custa muito. Ainda um dia destes 22 de Setembro o Louro teve esse conhecimento, ficou como eu, não pode ser o Barata,não merecia isso Ele devia estar aqui a conviver connosco e esteve porque a sua amizade esteve e estará na nossa memória 1 Grande Abraço Barata e até 1 dia