terça-feira, 5 de julho de 2011

A Polícia de Informação Militar (PIM) do Quitexe

Avenida do Quitexe (Rua de Baixo). À direita, Casa dos Furriéis, messe de oficiais e, ao fundo, depósito de géneros e messe de sargentos (casa branca, à direita). Foto de 2004 (net)


Quem por aqui nos lê faz ideia de quantas vezes calcorreei este passeio que se vê aqui a direita? Não faz. Pelo dia de hoje, de 1974, ainda não eram muitas, tínhamos apenas (quase) um mês do Quitexe, mas, até 2 de Março de 1975, foram largas centenas, milhares. Era o meu caminho (e de outros) para as messes - de sargentos e oficiais. E por ali cirandávamos nós, também a caminho da enfermaria (ao fundo - à esquerda do telhado em bico que se vê em branco). Ou, aqui para trás (do lado de que a foto é tirada, para a secretaria e comando da CCS (imediatamente a seguir), mais à frente a do comando do batalhão (na esquina da rua que ia para a igreja) e a parada, casernas e oficinas.
Bom, vamos a factos: a 4 de Julho de 1974, leio no Livro da Unidade, «completou-se o quadro orgânico da Policia de Informação Militar» - a PIM, «sucedânea» local da DGS (PIDE), mas pela qual não me lembro ter dado, a não ser quando, em data que não consigo concordar, participámos numa operação militar que envolveu os Flechas e dela ouvi falar.
Tão discreta deveria ser a sua actuuação que nem demos por ela, a PIM. Mas, ontem se fizeram 37 anos, apresentou-se ao comandante Almeida e Brito «o chefe de Posto daquela polícia do Quitexe». 
Julgo não estar enganado, mas nunca conheci a cara de tais PIM´s.

1 comentário:

Tomás disse...

Que saudades desta imagem. Está quase tudo na mesma; excepto talvez menos ervas no passeio, mais uma grade à porta dos quartos dos furrieis feita de cimento para o "pessoal" se sentar, uma Avenida com menos buracos e um separador central com candeeiros para iluminar de noite. Fora isto, nada mudou apenas passaram 37 anos.