segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os Dias da Cavalaria e do Exército, no Quitexe!


Avenida do Quitexe (Rua de Baixo). À direita, o edifício do Comando do BCAV. 8423 (com a bandeira) e a porta d´armas

A 25 de Julho de 1974, no Quitexe, assinalou-se o Dia do Exército, em cerimónia simples - tão discreta deve ter sido que nem dela tenho memória alguma. Noto no Livro da Unidade, porém, que o comandante enviou mensagens às subunidades, tal qual fizera no Dia da Cavalaria (a 21).
E assim dizia:
"A época é difícil, as solicitações são várias, o desentendimento entre os homens uma constante, mas esses factores não podem arrastar-se ao Exército e, por isso mesmo, neste Dia da Cavalaria de 1974, o comandante apela para o conceito de disciplina, o sentido da responsabilidade, lealdade e firmeza de atitudes, o desejo de cumprir, a agressividade do combatente, de modo a que possam os militares do BCAV. 8423 ser um desses muitos bravos que foram já imortalizados na afirmação do patrono de que «essas poucas páginas brilhantes e consoladoras que existem na História de Portugal contemporâneo, escrevemo-las  nós, os soldados de África».
O patrono era (é) Mouzinho de Albuquerque, que «tantos e tão bons exemplos deu à Pátria».
O tempo de 1974, porém, não era para festas e, por isso mesmo, o comandante Almeida e Brito limitou-se, na efeméride, a «assinalar a data», lembrando uma das frases que «imortalizaram o patrono»: «Querer e saber querer».
De Lisboa, chegavam notícias das labaredas revolucionárias do tempo. Tudo nos deixava perplexos e nem o correio que nos chegava, muita coisa esclarecia. Antes, confundia!!!

Sem comentários: