sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reunião de comandos do Batalhão de Cavalaria 8423

Bar dos Sodados (cercada a vermelho) e enfermaria militar (a amarelo) do Quitexe


A 8 de Julho de 1974, reuniram-se no Quitexe os comandantes das várias sub-unidades do BCAV. 8423 - da CCS, da 1ª. (Zalala), da 2ª. (Aldeia Viçosa) e da 3ª. CCAV´s (Santa Isabel). Foi a primeira reunião mensal dos Cavaleiros do Norte. A 5, mas em Sanza Pombo, fôra a vez de idêntica reunião, mas esta dos comandos do Comando do Sector do Uíge.
A guarnição militar adaptava-se gradualmente ao ambiente da vila-mártir e desenhavam-se a criavam-se afinidades com a comunidade civil. Os bares e restaurantes eram bons pontos de convívio - inicialmente algo desconfiado, até constrangido e frio. Um dos primeiros civis com quem falei (me lembro), foi o sr. Guedes, que tinha casa para o lado do Topete e era um bom conversador. E, de resto, como se veria depois, com muitas afinidades com a gente militar - particularmente com os sargentos do quadro.
A imagem cercada a vermelho mostra a casa que, no Quitexe, foi o bar dos praças da CCS. A cobertura da esquerda serviu de espaço para aulas regimentais. Em frente, para a direita, ficavam a messe de oficiais. E bem se vê a dimensão da avenida - também conhecida por Rua de Baixo.

Sem comentários: