domingo, 17 de julho de 2011

Galões e divisas das Forças Integradas de Angola

Militares da Companhia de Forças Integradas em Carmona (1975)


A 17 de Julho de 1975 realizou-se em Carmona a cerimónia de entrega de galões e divisas aos graduados da Companhia de Forças Integradas que tinha sido formada em Carmona. Parte do (então) futuro exército de Angola. A ocasião foi aproveitada para «explorar os deveres militares e as responsabilidades dos chefes» - no sentido de os orientar para «fazerem algo por Angola».
Os tempos, também para eles, não estavam fáceis. Refere o Livro da Unidade que «sentiam a submergir-se e deixar de ver a aceitação e autoridade que se pretendeu imprimir-lhes»..
A formação tinha sido dada pelos oficiais e sargentos do BCAV. 8423, dela me recordando uma famosa sessão de instrução de tiro, na carreira do dito, no BC12. Oficial de instrução, era o alferes miliciano Garcia. Monitores, os furriéis Neto e Viegas. Tiro após tiro, em sessões de 60, 80 e 100 metros, registava-se o facto de rarissimamente os praças acertarem nos alvos. Vai-se a ver e... não fazia ponto de mira.
Mais grave foi o comportamento de um jovem oficial angolano, que resolveu disparar ao alvos, nos intervalos das mudanças das linhas de fogo - o que era expressamente proibido, por razões de segurança. Avisado foi uma vez, e duas vezes, sem que aceitasse as ordens do oficial da carreira de tiro - o Garcia. Aparentemente, julgando que não lhe devia obediência, por ser alferes - sendo ele tenente. 
Pois, à terceira, não hesitou o alferes Garcia. A minha G3, que estava pronta para nova sessão de tiro de instrução, foi passada às mãos dele, que despejou uma rajada à volta do jovem tenente, que desapareceu na nuvem de pó vermelho que se levantou. 
«Mataste o gajo!!!...», disse eu, incrédulo. E o Neto, triunfal.
O tenente «reapareceu» da núvem de fogo, era angolano e negro, de cor, mas surgiu aos nossos olhos (espantados!!!...) feito branco de... medo.
«O meu tenente não dispara mais», gritou-lhe o alferes Garcia. «Para a próxima, abato-o!!!!...», ou coisa parecida.
E não disparou mais o tenente, entrando a cena para a lenda dos Cavaleiros do Norte.   
- FORÇAS INTEGRADAS. Companhias militares formadas por militantes da FNLA, MPLA e UNITA. Eram o embrião do (então) futuro Exército de Angola.

Sem comentários: