terça-feira, 19 de julho de 2011

A chegada da 1ª. Companhia do BCAV. 8423 à cidade de Carmona

O edifício do Comando da Zona Militar Norte (ZMN) em Carmona (em cima) e furriel Rodrigues, da 1ª. CCAV., nas traseiras (em baixo)



A 1ª. CAV. 8423, a do capitão Davide Castro Dias, jornadeou pela mítica Zalala, passou pela urbana Vista Alegre (e Ponte do Dange), depois pela ainda mais urbana cidade do Songo e, a 6 de Junho de 1975, começou a rodar para Carmona - imediatamente após oa dramáticos e sangrentos incidentes entre FNLA e MPLA, cuja  capital era Carmona.
A sub-unidade foi ocupar as instalações do comando da ZMN (foto), no centro da cidade, onde funcionava também o Comando de Sector do UÍge e toda a logística militar que apoiava o enorme província cafeícula do norte de Angola,
O Rodrigues - que agora goza a reforma pela sua natal Vila Nova de Famalicão -, vem recordar-me que os «zalalas» «estiveram alguns dias no BC12 a ajudar a instalar e a fazer comida para os civis que vieram integrados na coluna militar». Gente que se apoiou na tropa e que a tropa nunca abandonou.
 A 1ª. CCAV. foi depois instalada no edifício da ZMN e por lá missionou até à partida para Luanda. «Passámos muitos maus momentos, com muitas noites sem dormir, sempre à espera de ataques e preparados para a defesa da guarnição», lembra o Rodrigues, sublinhando que «o ambiente daqueles tempos, em Carmona, era de cortar à faca, com o conflito entre os movimentos e a nossa tropa, como tu também conheceste».
Ai se conheci, ó Rodrigues!!!! Conhecemos todos, no corpo e na alma! E de que maneira!!!

Sem comentários: