terça-feira, 26 de julho de 2011

Ida de Carmona para Luanda e louvor ao BCav. 8423

O BC12, em Carmona, visto do lado do Songo

Os Dias do Exército (21 de Julho) e da Cavalaria (25) foram comemorados em 1974, jornadeávamos nós pelo Quitexe, e, naturalmente, em 1975 - já nos aposentávamos por Carmona, no BC12. 
Por essa altura, já sabíamos do nosso destino próximo:Luanda. E, depois, o mais desejado: o voo para Lisboa e para o chão das nossas terras natais.
O de Cavalaria teve missa na capela da Unidade, com presença do birgadeiro e Chefe do Estado Maior do Comando Territorial de Carmona, e mensagem an Ordem de Serviço do Dia - a falar do lema «Querer e saber querer», já conhecido desde que em Santa Margarida formávamos batalhão. Frisava o documento que «assim sucedera» e se esperava que «continue a suceder no pouco tempo da nossa vivência como unidade independente da Cavalaria Portuguesa, sendo esta a lembrança e o desejo da data que hoje se comemora, com a plena convição de que assim irá verificar-se».
 Novidade muito especial era, também, a de que o BCAV. 8423 iria ser louvado pela RMA - «Para orgulho de todos nós, pois que tal se deve a oficiais, sargentos e praças», como sublinhava o Livro da Unidade.
- BC12. Batalhão de Caçadores 12, em Carmona, onde se aquartelou o BCAV. 8423, entre 2 de Março e 3 de Agosto de 1975.
- RMA. Região Militar de Angola.
- LOUVOR. Pode ser visto AQUI

Sem comentários: