quinta-feira, 21 de julho de 2011

Apresentação de um IN no quartel de Vista Alegre

Vista Alegre, vista parcial em 1975 (foto de José Martins)


A 21 de Julho de 1974, apresentou-se à guarnição de Vista Alegre um elemento armado, fugido do IN e entregando uma arma semi-automática Simonov - a primeira «apanhada» pelo BCAV. 8423. Tratava-se de um antigo GE, que fora raptado pelo IN e que lhe conseguira fugir, quando o grupo inimigo andava em trânsito.
A apresentação foi espontânea, refere o Livro da Unidade, nada tinha a ver com os contactos qe se vinham a fazer, no sentido de elemendos do IN fazerem a sua apresentação, no «contexto da actual política».
O dia foi também o Dia da Cavalaria, com cerimónias simples (eu nem me lembro delas), destacando-se a mensagem que o comandante  Almeida e Brito enviou às várias subunidades.
No mesmo dia, mas de 1975, registou-se o segundo impedimento, da parte da FNLA, da saída de um MVL de Carmona para Luanda - o que, decididamente, enervou as autoridades militares portuguesas, sentindo-se desprestigiadas por esta arrogante (e até irresponsável) atitude dos comandantes do movimento de Holden Roberto. Reforçaram-se os patrulhamentos na cidade e itinerários, aumentou o nível de segurança e prevenção das instalações militares. Preveniu-se, para não ter de se remediar.
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola.
- IN. Inimigo.
- MVL. Movimento de Viaturas Ligeiras.

Sem comentários: