sábado, 16 de julho de 2011

O alferes miliciano médico Honório Campos

Tenente Luz, alferes Ribeiro e Hermida, tenente Mora, alferes Cruz, capitão Oliveira, alferes médico Campos e capitão médico Leal, na messe de oficiais do Quitexe (1974/75)


O alferes médico Honório Campos serviu o Batalhão de Cavalaria 8423, dividindo o seu sacerdócio médico pela CCS (onde substituiu o capitão dr. Leal), a 2ª. Companhia (Aldeia Viçosa) e a 3ª. (em Santa Isabel), com «elevada competência profissional», justificando «merecido louvor», proposto pel capitão José Paulo Fernandes, da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel.
Acabei de falar ele, a primeira vez desde esses tempos de 1974 e 1975. E vejam só: fez carreira de dermatologista entre Coimbra e Aveiro (ao lado da Águeda onde vivo) e nunca o destino nos fez acharmo-nos. Foi hoje.
O dr. Honório ministrou, pelo chão angolano do Uíge, sacerdócio médico invulgar, acumulando funções militares com as de Delegado de Saúde do Quitexe, do mesmo modo, e cito o Livro da Unidade, apoiando «toda a população civil, sem olhar a horas de trabalho», como se lê no louvor do comandante Almeida e Brito, acrescentando-lhe «dedicação integral a todos os casos vividos».
O grave confito armado entre a FNLA e o MPLA que se despoletou no Quitexe (em Junho de 1975) levou-o a ter de «actuar quase sozinho, perante elevado número de feridos muito graves, patenteando elevada isenção» e manifestando, igualmente, «a sua capacidade técnica e humana, em actividade digna de realce».
A competência profissional associava-a a comportamento social de sã camaradagem com todos quantos com ele privaram. É um dos melhores Cavaleiros do Norte!
- CAMPOS. António Honório de Campos, alferes miliciano médico. Seguiu carreira de dermatologista, chegando a assistente graduado do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro - cidade onde ainda tem consultório privado. Aposentado desde Outubtro de 2006.

Sem comentários: