quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os dias pesados de meados de Julho de 1975

Parada do BC12, em Carmona (anos 70 do século XX, da net)


Os meados de Julho de 1975, em Carmona, foram vividos com intensidade e receios, na ressasa dos trágicos acontecimentos dos primeiros dias de Junho - já lá ia mês e meio!... - e, para acumular dores e temores, também pelas consequências que se arrastavam de Luanda, onde se multiplicavam os conflitos entre a FNLA e o MPLA.
E os Cavaleiros do Norte isolados no Uíge, zona de controle da FNLA - «vencedora" dos incidentes de Junho!!!
A partir de 12 de Julho e pelos menos até 18, a guarnição entrou em «permanente situação de prevenção simples» - forma alegórica de dizer que, a cada momento, poderíamos ter conflitos entre-portas, principalmente na cidade de Carmona. Os patrulhamentos urbanos eram intensos, principalmente a partir da altura, recordo do Livro da Unidade, em que «houve que aguentar a provável ressaca da FNLA, face aos seus desaires em Luanda, Salazar e Malange».
A 13 de Julho e mais perto, no Negage, os FNLA´s cercaram o aquartelamento português e quiseram armas do CCAÇ. 4741. No mesmo dia, ontem se fizeram 36 anos e no comício da FNLA e do ELNA, fizeram-se afirmações preocupantes para a segurança e honra dos militares.
A 14, começou a registar-se «constante afluxo de refugiados da FNLA a Carmona». Mais gente, e gente «desembainhada» no seu orgulho, tornava o ambiente pesado e perigoso. Ameaçador!!! Um barril de pólvora que as NT iam controlando tanto quanto podiam. E puderam!
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola, preasidida por Holden Roberto.
- ELNA. Exército de Libertação Nacional de Angola, braço armado da FNLA.
- MPLA. Movimento Popular de Libertação de Angola, liderado por Agostinho Neto.
- NT. Nossas Tropas. As Forças Armadas Portuguesas.

Sem comentários: