sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os primeiros dias de Julho de 1974 no Quitexe



O mês de Julho de 1974, pelos lados do Quitexe, foi tempo de crescente habituação dos Cavaleiros do Norte a novos hábitos e desafios. Os operacionais, gradualmente, já conheciam trilhos, picadas e matas, fazendas e sanzalas, habituavam-ser aos suores fortes que se lhe soltavam dos poros, aquecidos e abertos pelo calor intenso do norte uíjano.
Neste dia desse ano, recebi o segundo aerograma de minha mãe, cheio de recomendações, mas sem um queixume da sua vida - ao tempo amargurada por viuvez recente e pelas dores dos bicos de papagaio. «As pessoas vão perguntando por ti, mas não sei o que lhes dizer», contava-me a autora dos meus dias, em aerograma datado do 28 de Junho, uma 5ª. feira - no qual, por exemplo, me dava nota da realização, no domingo anterior, da festa da comunhão solene.
O comando do BCAV. 8423, por estes primeiros dias de Julho de1974, assumia a responsabilidade operacional da OPVDCA do Dange e das 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA, estas respectivamente sediadas no Quitexe e em Vista Alegre.
A verdade valha por dizer que não tenho memória da PSPA pelo Quitexe. Varreu-se-me! Lembro-me, sim, da OPVDCA, com aquartelamento à saída para Carmona - do lado direito e onde, numa noite indeterminada, tive (com o piquete da CCS) um quiproquo pouco simpático com uns agentes, por causa de um negócio de saias entre nativos.
- OPVDCA. Organização Provincial de Voluntários e Defesa Civil de Angola. Corpo de voluntários de ambos os sexos. que prestava auxílio às Forças Armadas e garantia a defesa civil das populações. A OPVDC constituía uma organização do tipo milícia, subordinada directamente ao governador-geral ou governador da província.
- PSPA. Polícia de Segurança Pública de Angola. Idêntica à PSP do Portugal europeu.

Sem comentários: