quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O capitão miliciano médico Leal...

Alferes Garcia e Ribeiro, capitão médico Leal e tenente Luz

Meados de Novembro de 1974 foi tempo do adeus do capitão médico Leal, que pelo Quitexe missionou e suavizou a saúde de militares e civis. Falei hoje com ele. Foi emocionante! Tem 82 anos, feitos em Outubro!!! 82 anos joviais, bem-dispostos e disponíveis, continuando a dar consultas e a servir. Notável sacerdócio!
O dr. Leal, como todos o conhecíamos, era médico de clínica geral, mais tarde especializado em otorrino. Fez milagres pelo Uíge angolano, ora nas guarnições militares, ora ao serviço da administração civil e sempre que, feito João Semana, se dividia pelas sanzalas - onde consultava e distribuía medicamentos pelo povo que sofria dos males do corpo.
Tive o privilégio de integrar muitas escoltas que o levaram em missão por aquelas picadas fora, de ter a graça da sua permanente boa disposição e o gosto de lhe ouvir a farta piada que deitava na espuma da cada palavra e nos alegrava a vida. Imenso!!!
Recordámos hoje, em divertida conversa de memórias, a história do Neto - que inadvertidamente fez uma trocada aplicação de pomadas e «viu» decrescer-lhe uma parte do corpo que vão perceber adiante. A correr e atrapalhado, chamei eu o dr. Leal, que conversava no varandim térreo da messe de oficiais. Foi ele, de passo rápido e com o alferes Garcia à ilharga, acorrer à aflição do Neto e perguntou-lhe o que fizera.
Pois «foi isto e aquilo, sr. doutor!!!...», gritou-lhe o Neto, a doer-se de alma e com o desespero das grandes dúvidas e a angústia a medrar-lhe, na proporção em que lhe decrescia o membro.
«Era o contrário, pá!!!!!.... Faz isto e faz aquilo...», disse-lhe o dr. Leal, a rir-se muito, mas mesmo muito, em gargalhada bem sonora e de mão direita no bolso, a coçar a mesma parte (a dele), que o Neto via a mingar-se-lhe (a própria).
Rimo-nos hoje de tal história, e a farto rir!!!..., e, ao ouvi-lo, como que lhe estava a ver o rosto sempre feliz que passeava pelo Quitexe - sempre disposto a acudir aos males do corpo, fosse de militar saudoso dos cheiros e dos amores deixados no «puto», fosse de nativos ou residentes do Uíge onde fez notável sacerdócio da medicina e do BCAV. 8423 recebeu louvor e condecoração.
- LEAL. Manuel Soares Cipriano Leal, capitão miliciano médico, natural de Santarém e residente em Fafe.
- PUTO. Designação que vulgarmente era atribuída ao Portugal europeu, por ser territorialmente pequeno, em relação a Angola. 
Ver post sobre o capitão médico Leal, clicar AQUI.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Boas
Tu consegues tudo, pois um bom jornalista, as coisas aparecem-lhe.
Mas antes de abrir este mail, já tinha visto no Bloog. És uma máquina !....
Continua, que isto é uma maravilha. Lá vamos recordando muitas e muitas passagens,
bem como recordar muitos companheiros.

Um abraço
J. PIRES