domingo, 12 de setembro de 2010

Valeu a pena servir em prol do Exército Português

Porta d´armas do Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida (foto de 26 de Agosto de 2010)

A CCS do Batalhão de Cavalria 8423 chegou a 8 de Setembro de 1975, vindo de Angola, e seguiram-se a 1ª. CCAV., a de Zalala (no dia 9), a 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa ( a 10), e a 3ª. CAV., de Santa Isabel (a 11). Ontem mesmo, à noite, no lembrou o Buraquinho, quando passava os olhos pelo blogue, a matar saudades dos seus (nossos) tempos de Angola.
A CCS era comandada pelo capitão SGE António Martins de Oliveira. As três companhias operacionais pelos capitães milicianos Castro Dias (1ª:), José Manuel Cruz (2ª.) e José Paulo Fernandes (3ª.).
Vale a pena aqui sublinhar - e é justo - que as vivências que aqui tem sido narradas têm muito (têm tudo!!!...) de comum com todos estes bravos e solidários companheiros da jornada de África. Uns com maior dramatismo, outros nem tanto, todos foram actores seguros de um tempo em que todos souberam honrar a farda, a unidade e o país.

«Recordo e agradeço-vos todos os momentos de vida do Batalhão, sabendo olvidar os que são para esquecer e sabendo elogiar os que são para recordar a realidade de Unidade da Cavalaria Portuguesa», escreveu o então tenente-coronel Almeida e Brito, a fechar o Livro da Unidade. E sublinhava: «Valeu a pena o vosso servir em prol do Exército Português».
Ontem, o Buraquinho, fez questão de notar que "a tropa foi um tempo único das nossas vidas», durante o qual, e cito-o, «todos aprendemos muitas coisas para o nosso futuro». Assim foi. Subscrevo-o, integralmente!

Sem comentários: