quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Setembro de 1974, Nova Lisboa e Quitexe...

Parada do aquartelamento da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe (1974)

As comunicações, em 1974, estavam longe das facilidades de hoje - quando um aparelhozito pequenino, que transportamos no bolso (o telemóvel), nos põe em contacto com o fim do mundo, num instantinho.
Ao tempo, andando eu de férias pelo sul de Angola, combinei com o Neto que me enviasse notícias para Nova Lisboa. Aí as recebi, por meados de Setembro e matando a minha curiosidade mas, ao mesmo tempo, sufragando o espírito solidário (digo eu...) que se semeava e multiplicava na guarnição do Quitexe.
Releio agora a actualidade desse tempo quitexano, que ia com actividade operacional  «ao ritmo e a orientação» dos meses anteriores. Isto é. com permanentes patrulhamentos, nomeadamente, e agora cito o Livro da Unidade, «nos pontos críticos em redor dos centros urbanos e aquartelamentos, assim como em apoio as povos apresentados e às diversas fazendas».

 Estrada do Café, ligava Carmona (Uíge) a Luanda e passava no Quitexe

Abril tinha sido mês de revolução portuguesa ia já para cinco meses, eram muitas as dúvidas entre a comunidade militar e levedavam as interrogações e ansiedades da população civil europeia.
A liberdade de trânsito começou a ter condicionamentos, principalmente na estrada do café - de Carmona a Luanda (foto) -, mas repetindo-se com alguma gravidade em muitos outros itinerários, nomeadamente os que, em terra batida, ligavam aos principais centros urbanos e às maiores fazendas de café da região uígense -, o que implicou «maior atenção».
«Não sei o que esta merda vai dar... mas vê lá se te pões aqui, para ir eu de férias», reclamava o Neto, no aerograma que, por estes dias de Setembro de 1974 recebi em Nova Lisboa.

1 comentário:

Tomás disse...

Nesse tempo, o unico "telemóvel" que tinhamos era o famoso, na época, AVP1. Parecia um tijolo de construção d´uma casa. Tinha uma antena com quase 2 metros de altura o que era optimo para o inimigo nos localizar. E assim falavamos em descampado 5 kl., com obstáculos (+-)2 kl. Realmente eramos "munta bons". Que tempos...