sexta-feira, 10 de junho de 2011

O 1º. Sargento Francisco Marchã


Marchã. 1º. sargento Marchã, do secretariado da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Dele, recordo o porte sereno, a afabilidade e a discrição, a imponência física, o ar tranquilo e sorridente com se «passeava» na nossa frente, nas ruas do Quitexe - primeiro esporadicamente (quando ainda jornadeava na fazenda), depois no dia a dia da guarnição - quando a sua Companhia comungou  espaço e tempo com a CCS.
Esteve no encontro de Torres Vedras, em ano particular da sua vida pessoal - o das bodas de ouro matrimoniais.«Contou-me do agrado da cerimónia, da missa e dos cânticos. Deveria ter sido bonito, de facto!...», narrou o (capitão) engº. José Paulo Fernandes, seu comandante e confidente em muitas horas amargas de Santa Isabel e Quitexe, nos idos anos de 1974 e 1975.
O 1º. Marchã era o antípoda da maioria dos sargentos, que com os furriéis milicianos cultivavam uma relação sempre irascível, autoritária e até prepotente, nalguns casos. «Sempre esteve pronto a servir, em benefíco dos seus subordinados, sem que se contrariassem as determinações recebidas», sublinha o louvor que lhe foi atribuído pelo Comando Territorial de Carmona, em Julho de 1975.
O louvor frisa o «empenho, zelo e lealdade nas situações de serviço a que foi chamado» e também «o elevado espírito de sacrifício e de missão» com que «dedicado ao máximo, atravessou difíceis períodos da vida da subunidade, em condições particularmente melindrosas».
Não privei muito com o 1º. sargento Marchã, muito pouco mesmo, mas, em ano das suas bodas de ouro matrimoniais, aqui  lhe deixo a minha continência de respeito e cortesia pelo porte que lhe admirei nos tempos em que, em funções e responsabilidades diferentes, ambos servimos os Cavaleiros do Norte.
- MARCHÃ. Francisco António Gouveia Marchã, 1º. sargento de Cavalaria, chefe da secretaria da 3ª. CCAV. 8423. Reside em Campo Maior - onde vai agrcultando em tempos livres, quando lhe apetece (e a expressão é dele).

1 comentário:

Alfredo Coelho (Buraquinho) disse...

O 1º Sargento Marcha,era e e´ uma pessoa que eu sempre o admirei,como um homem bom.No dia 4-6-2011,no comvivio,eu Alfredo Coelho ( buraquinho ) estive a Almoçar na mesa dele,e entao estivemos a recordar algumas passagens. uma delas foi quando ele estava doente e eu que lhe ia dar as ingeçoes. recordar estes momentos de ha`36 anos atras ´e muito bonito. Gostei imenso de estar com a 3ª companhia,todos se recordavam de mim ,e eu ja´pouco me lembrava de alguns.