domingo, 5 de junho de 2011

As horas de véspera da partida de Luanda para o Quitexe

Campo Militar do Grafanil (em cima) e baía de Luanda (foto de Jorge Oliveira)

A 5 de Junho de 1974, uma 4ª.-feira, estava a CCS de viagem marcada para o Quitexe. Seria na madrugada seguinte, em viaturas militares e civis.
Tínhamos já recebido o armamento que nos calhava (a indispensável G3!!!), as malas estavam preparadas e a meio da manhã foi dada dispensa ao pessoal. Desde que estivessemos no Grafanil às duas da manhã. O resto do dia foi, então, de borga e já com almoço na cidade!
A cidade enchia-nos os olhos, era moderna, arejada, limpa, bonita! Era metrópole evoluída, socialmente avançada - relativamente ao Portugal europeu! E, como aqui já foi dito, não se notava ar algum de guerra! Nós é que iríamos para as zonas operacionais. Horas depois!!
O Albano Resende, civil que era (e é) conterrâneo e governava a vida por Luanda, ciceroneou as nossas últimas horas. Recordo-me ir à fortaleza e desfrutar da imensa beleza da cidade, que se espraiava pela baía dentro, até ao mar! Ele teve de ir à vida dele e almoçava eu com o Neto e o Pires de Bragança - creio que também com o Rocha - na esplanada do Amazonas, quando nos apareceu o Garcia, com um conterrâneo de Pombal de Ansiães, que vim a saber estar casado com uma senhora de Águeda. Andavam a passeio, a conhecer a cidade! Como nós!
«Logo, às 2!!!....», recordou-nos o Garcia. Claro, lá estivemos, para seguir para o enigmático e lendário Quitexe.
Jantámos na Portugália e, lá para a meia noite, voltámos ao Grafanil!
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers), comandante do PELREC (atiradores). Natural de Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães. Faleceu a 2 de Novembro de 1979, de acidente de viação, quando era agente da Polícia Judiciária.
- NETO. José Francisco Rodrigues Neto, furriel miliciano de Operações Especiais, do PELREC. Empresário industrial, natural e residente em Águeda.
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de transmissões. Aposentado da GNR, residente em Bragança.
- ROCHA. Nelson dos Remédios da Silva Rocha, furriel miliciano de transmissões. Técnico comercial, residente em Vila Nova de Gaia.
- ALBANO. Albano Ferreira dos Santos Resende, civil, conterrâneo e (ex)vizinho meu, ao tempo residente em Luanda. Empresário comercial em Lisboa.

Sem comentários: