sábado, 25 de junho de 2011

As relações entre as autoridades militares e civis



A chegada do BVAV. 8423 - e em particular da CCS - ao Quitexe, em Junho de 1974, levaram à procura do estreitamemto de relações com a comunidade civil, no caso algo facilitadas pelo facto do comandante Almeida e Brito já lá ter sido oficial de operações do BCAV. 1917 (em 1968) e conhecer as autoridades locais.
Essencial era - e hoje melhor percebemos isso - a relação entre as autoridades militares e civis (porventura, mais que com a própria população civil). Por alguma razão, a  26 de Junho de 1974, o então brigadeiroo Altino de Magalhães (comandante da Zona Militar Norte, na foto) e o coronel tirocinado Bastos Carreiras (comandante do Sector do Uíge), estiveram em todas as reuniões da Comissão Local de Contra Subversão), assim como trabalharam com o Administrador do Concelho do Dange, no Quitexe - o equivalente ao presidente da Câmara Municipal do Portugal metropolitano.
O comandante Altino de Magalhães acumulava com as funções de Governador do Distrito do Uíge e nessa condição e no mesmo dia, como lemos no Livro da Unidade, visitou também o Destacameno de Luísa Maria.
A 26 de Junho, amanhã se completarão 37 anos, visitaram também  a 2ª. CCAV. (Aldeia Viçosa) e a 3ª. CCAV. (Santa Isabel), para além da CCAÇ. 4145 (estacionada em Vista Alegre).
Assim se ia fazendo a «instalação» dos Cavaleiros do Norte, por terras do Uíge.

Sem comentários: