domingo, 13 de fevereiro de 2011

A extinção do Comando de Sector do Uíge


O Comando do Sector do Uíge (foto) foi extinto a 13 de Fevereiro de 1975 - faz hoje 36 anos, precisamente. Não tenho memórias especiais deste edifício, no qual estiveram instalados os Comandos do Sector e a logística que apoiava o enorme província do Uíge, cuja capital era Carmona.
O BCAV. 8423 passou a depender directamente da ZNN - em Luanda. Espalhava-se por Quitexe (CCS e 3ª. CCAV.), Aldeia Viçosa (2ª. CCAV,) e Vista Alegre  e Ponte do Dange (1ª. CCAV.). Há tempo que tinham sido abandonadas as fazendas de Zalala e Santa Isabel.
Por uma vez, estive lá em reunião do MFA e do encontro não tenho grandes recordações, pois tive um desaguisado com um oficial do movimento - que chegara de Luanda e nos mostrava planos atrás de planos, sobre a forma como deveriam agir os Cavaleiros do Norte. A «coisa» ia dando para o torto - porventura devido a alguma impertinência minha, que sempre reagia menos bem a imposições que achava mais arbitrárias. E nesta coisas, é bem sabido, quem se lixa é sempre o mexilhão. Se é que, no caso, nem tal  aconteceu.
Estou em crer que a 1ª. CCAV. 8423, depois de sair de Vista Alegre e Ponte do Dange e da passagem pelo Songo, esteve algum tempo instalada neste edifício.
Ver AQUI.
Ver AQUI.



3 comentários:

Furriel Rodrigues disse...

estive lá

Furriel Rodrigues disse...

LOGO QUE POSSA REMETO RELATOS DO EX - COMANDO DO SECTOR DO UÍGE, ONDE ESTIVE INSTALADO COM A 1ª CCAV.
1 abraço.

Anónimo disse...


Entre Abril de 1970 e Março de 1972, integrado no Comando de Agrupamento 2968, estive também neste edifício sendo ó furriel responsável pela manutenção das viaturas auto.

Tempos diferentes sem dúvida, sem os sobressaltos dos "finais do Império" mas com outros "aliciantes" como todos entenderão.

Um abraço especial a todos os que passaram por aquelas terras.

Fernando Silva
(Anadia)