quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comício e incidentes em Aldeia Viçosa, entre FNLA e MPLA

Furriel Dias (1ª. CCAV. 8423) em Aldeia Viçosa, com
militares da FNLA ao fundo, de capacete, e civis a assistir
Clicar na imagem, para a ampliar


A 2 de Fevereiro de 1975 - há precisamente 36 anos, hoje se completam!!! - realizou-se um comício da FNLA, em Aldeia Viçosa, registando-se alguns incidentes com militantes do MPLA, «rapidamente sanados pelas NT», segundo leio no Livro da Unidade. 
Ao furriel Dias, que jornadeou por Angola como Cavaleiro do Norte da 1ª. Companhia - a de Zalala, depois transferida para Vista Alegre e comandada pelo capitão Castro Dias - calhou a «rifa» de ser escalado para comandar duas viaturas militares que transportaram efectivos da FNLA, desde Vista Alegre, para Aldeia Viçosa, na zona de acção da 2ª. CCAV., comandada pelo capitão José Manuel Cruz.
«O orador de serviço intitulava-se de comandante operacional e de logística da Zona Norte e chamava-se Bundula», recorda-me o Dias, lembrando também que «a acção teve vários episódios, uns mais sérios, outros mais caricatos».
A imagem que aqui deixamos mostra o Dias em primeiro plano - precisamente em Aldeia Viçosa e nesse histórico dia.
Os elementos da FNLA de capacete na cabeça não são os que guarneciam a zona, pois que estes, na sua maioria, nem botas tinham.
Assim se ia fazendo o período de transição.
- DIAS. João Custódio Dias, furriel miliciano de transmisões da 1ª. CCAV. do BCAV. 8423, em Zalala e Vista 
Alegre. É aposentado da Polícia Judiciária e reside em Tomar.
- NT. Nossas Tropas.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns ao Srº Celestino Viegas pela iniciativa da criação deste blog, onde permite recordar histórias que se passaram à mais de 30 anos. Certamente umas caricatas e outras mais amargas como cita o meu PAI, o furriel miliciano de transmissões da 1ª CCAV João Custódio Dias. Desconhecia a existência desta fotografia e não posso deixar de referir que acho imensa garça ao bigode que usavas naquela altura pai =) Ao Srº Celestino fica um agradecimento por partilhar este momento com todos e em especial comigo (filho mais novo) e os desejos de continuação e felicidades para o blog.
Um Abraço