sábado, 19 de fevereiro de 2011

O 1º. Encontro dos Cavaleiros do Norte, em 1994


O primeiro encontro dos Cavaleiros do Norte, depois do regresso de Angola (em Setembro de 1975), aconteceu em Águeda, na Estalagem da Pateira, a 9 de Setembro de 1995. Faziam-se 20 anos do nosso regresso de Angola.
O encontro foi de muitas emoções, que verteram lágrimas de saudade e alegria, nos abraços mil vezes repetidos entre rapazes que tinham selado fartas amizades e solidariedades nas terras do Uíge.
Quero dizer, e sem exagero ou deslumbramento, que me empenhei pessoalmente de forma exaustiva. Localizei a maior parte dos 93 militares do Batalhão que participaram a partir de centenas de telefonemas e de uma base de dados de... memória. Ora, fulano chama-se assim, é de tal parte, vê na lista telefónica. E quando não a tinha, ligava às informações. Semanas seguidas de serões do verão de 1994 foram passados assim. Gastei uma pipa de massa.
O Matos, da 2ª. CCAV., quis até fazer um peditório, mas recusei. A minha grande compensação foi sentir a alma e a de todos aqueles companheiros a ferver de alegria.
Podia recordar desse dia um mar de momentos mágicos. Vou lembrar o que se seguiu ao desta foto, onde apareço a ler mensagens de companheiros que não puderam estar. Falei das memórias de uma jornada africana que nos engradecera e orgulhara, citei Almeida e Brito como o comandante certo na hora certa. E, simbolicamente, chamei o Cabrita ao pequeno palco, para, ele que era o menos graduado de todos nós, entregar a Almeida e Brito uma peça de faiança de Águeda. Foi um momento simbólico e emotivo, ovacionado de pé. 
O Cabrita, nervoso, chegou-se ao pequeno palco e embaraçou-se com a peça de faiança na mão, ia deixando cair. Entregou-a «ao nosso comandante» e o abraço forte que trocaram simbolizou a irmandade que todos nós, sem saber, quiçá sem darmos por ela, tínhamos construído na nossa jornada de África.
A 9 de Setembro de 1994.
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva Lima Almeida e Brito, tenente coronel e comandante do BCAV. 8423. Atingiu a patente de general e faleceu a 20 de Junho de 2003.
- MATOS. Mário Augusto da Silva Matos, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Natural e residente em Anadia.
- CABRITA. António Santana Cabrita, soldado básico, natural de Alvor (Portimão). É empresário do sector da pesca, em Cascais.

Sem comentários: