sábado, 5 de fevereiro de 2011

A última reunião dos Comandos do Comando de Sector do Uíge

Busto de Acílio Gala, na cidade do Songo, no 
Uíge (norte de Angola) e crachá do BCAÇ. 5015


A 5 de Fevereiro de 1975, realizou-se a última reunião dos comandantes das unidades do Comando do Sector do Uíge - que ia ser extinto no dia 13 seguinte. Foi no Songo, por onde ao tempo jornadeava o Batalhão de Caçadores 5015.
O comandante Almeida e Brito fez-se acompanhar do oficial-adjunto (capitão Falcão) e do delegado dos oficiais ao MFA - movimento que por lá também reunia.
A rotação do BCAV. 8423 era cada vez mais iminente e os comandos das unidades do Sector acertavam os movimentos que se seguiriam. As suas subunidades, ao tempo, sofriam o desgaste psicológico resultante das incertezas quanto ao futuro próximo e o cansaço físico provocado pelas cargas operacionais diárias - nomeadamente nos patrulhamentos de itinerários, pois tinham terminado as operações no mato. E acumulavam também algumas dificuldades logísticas. «Estavam a  braços com alguns problemas, no respeitante às suas cargas», refere o Livro da Unidade.
Ao Songo, creio ter ido duas ou três vezes, não mais - e nem tenho bem ideia de datas, sendo certo que foi entre 2 de Março e 3 de Agosto de 1975 (período que corresponde à nossa estadia em Carmona). Não tenho, pois, grande recordações da vila, mas agora, ao despistar imagens de lá, refresquei a memória num busto: o de Acílio Gala, cidadão que não conhecia e com quem, bem depois, partilhei actividade profissional durante anos. Foi presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Bairro e deputado da Assembleia da República. No Songo, foi presidente da Câmara e Administrador do Concelho e virtudes teve que levaram a comunidade local a homenageá-lo, a 15 de Julho de 1973.
Vejam bem como a vida é!

Sem comentários: