sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Medalha Militar para o tenente Acácio Luz

 s
Alferes Ribeiro e Garcia, tenentes Luz e Mora, na
avenida principal do Quitexe. A casa com a bandeira
era a do edifício da secretaria do Comando do BCAV. 8423


 
O tenente Luz era o chefe da secretaria do Comando do BCAV. 8423. Respeitadíssimo por toda a guarnição, que dele nunca teve um azedume, uma queixa ou lhe fez alguma crítica.
É o grande veterano dos encontros anuais da CCS, a que empresta presença serena, cortez e de simpatia sem findar. Ele e a senhora, sua esposa.
A Fevereiro de 1975, a Ordem de Serviço nº. 45, do Batalhão de Cavalaria 8423 dava conta da sua condecoração, com a Medalha Militar Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda ANGOLA - 1963-64-65.
A Julho de 1975 viria a ser louvado pelo Comandante do BCAV. 8423, que lhe reconheceu «qualidades militares e cívicas que o cotaram como precioso e desejado auxiliar do comando que serviu».
Qualidades, frisa o louvor, que «o creditam como excelente Oficial, que de igual modo o tornaram considerado pelos camaradas e estimado pelos subordinados». Oficial,  de resto, «disciplinado, de lealdade e correcção inexcedíveis, de elevadas qualidades militares, de total dedicação pelo serviço».
A 36 anos de distância, aqui dizemos nós que teríamos assinado por baixo a exaltação das virtudes do tenente Luz.
- LUZ. Acácio Carreira da Luz, tenente do SGE, do Comando do BCAV. 8423, Agora, com mais de 80 anos e capitão aposentado, residente na Marinha Grande 
AQUI se fala do agora capitão Luz.
E AQUI.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já que compartilha connosco este espaço, cabe aqui registar e dar os parabéns ao nosso amigo Celestino Viegas, que também trilhou os caminhos do Quitexe integrado no BCAV - 8423, que "fechou a porta e apagou as luzes", pelo seu trabalho que se pode consultar no bloog Cavaleiros do Norte, trabalho esse sempre actualizado diáriamente.
É de louvar a forma cronológica como narra episódios vividos e reconhecer o trabalho que dá a recolha de dados, quando já se passaram tantos anos sobre o acontecido.
Bem-haja Celestino.
Luís Patriarca

http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000848858081

Carlos Silva disse...

Subscrevo e faço minha a citação do Luís Patriarca, nunca será demais elogiar o trabalho do Viegas. Agora também no facebook, pode ser que apareçam mais camaradas de armas/companheiros/amigos.
Um grande abraço para todos e continuação de bom ano 2011.
Carlos Silva(3ª CCAV 8423)