terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A preparação militar do BCAV. 8423 em Santa Margarida


PELREC, já em Angola. Alferes Garcia (1º. de pé, do lado direito) e furriéis Neto (1º. em baixo do mesmo lado) e Viegas (6º. da esquerda para a direira, de pé). 
Clicar na imagem, para a ampliar

Os meados de Fevereiro de 1974 foram de instrução nas matas de Santa Margarida, campo militar por onde se realizaram dezenas ou centenas de escolas de recrutas e se prepararam dezenas de milhares de nomes para a então chamada guerra do ultramar. Por lá passou o Batalhão de Cavalaria 8423, em semanas de alguma dureza, preparando corpos e almas para a missão que o destino lhe fadara: ir para Angola.
A instrução era realmente dura e nela, garbosos e irreverentes, davamos nós o nosso melhor, emprestando a nossa melhor sabedoria, a maior competência e resistência, para adestrar os companheiros praças que, chegados das suas terras, ali se «faziam» atiradores de cavalaria.
Os do futuro PELREC eram particularmente «apanhados» pela rigidez dos ensinamentos e treinamentos de técnicas de combate e de sobrevivência, de resistência à sede e à fome que aprenderamos no CIOE, em Lamego. Nesses dias duros, quiçá violentos, assim, em um ai..., se modelaram bravos soldados, companheiros sem um falha de coragem e de solidariedade - que tão úteis nos viriam ser em Angola.   
«Um destes dias vamos para a mata, para os exercícios finais», disse-nos um dia, na parada do Destacamento do RC4, por trás do cinema, o aspirante a oficial miliciano Garcia - que era já o nosso comandante de pelotão. Eram os dias decisivos que se aproximavam cada vez mais: o IAO.
- PELREC. Pelotão de Reconhecimentro Serviço e Informação, pelotão operacional da CCS.
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego - onde o aspirante e futuro alferes miliciano Garcia e os 1ºs. cabos  milicianos (futuros furriéis) Monteiro, Viegas e Neto tiraram a especialidade de Operações Especiais (Rangers´s).
- IAO. Instrução de Aperfeiçoamento Operacional, preparação militar pré-embarque para teatros de guerra.

Sem comentários: