domingo, 27 de fevereiro de 2011

A CCS a fazer malas para o BC12 de Carmona

Aquartelamento do Quitexe, na avenida da vila. 
Entrada para a parada, parque de viaturas, refeitório e casernas


Os últimos dias de Fevereiro de 1975 forma vividos com alguma ansiedade na guarnição do Quitexe. A CCS, já se sabia, ia partir para Carmona - onde iria ocupar o BC12, com a 2ª. Companhia, a de Aldeia Viçosa. Era mais um passo na caminhada para o regresso, que todos cada vez mais desejávamos. Mal sabíamos o que no esperava.
O comandante Almeida e Brito multiplicava-se, por esse tempo, em reuniões na Zona Militar Norte: a 19, 20, 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro, normalmente acompanhado pelo oficial adjjunto - o capitão José Paulo Falcão. A rotação do BCAV. 8423 estava em marcha. No Quitexe, iria ficar a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel - que de lá viera em Dezembro de 1974.
As Companhias (subunidades), entretanto, «estavam a braços com grandes problemas, respeitantes às suas cargas», pelo que, como se lê no Livro da Unidade, o Comando do BCAV. 8423 «não realizou as visitas que do antecendente se verificavam». Assim se deu «liberdade de actuação» aos respectivos comandantes.
Nós, Cavaleiros do Quitexe, entretanto, fazíamos as malas para mais uma etapa da jornada de Angola: a mudança para o BC12, para Carmona.

Sem comentários: