quarta-feira, 22 de junho de 2011

A população civil e a tropa do Quitexe



A rua que aqui se vê é a principal do Quitexe, conhecida por Estrada do Café, ligando, sempre em asfalto, a capital Luanda a Carmona - capital do Uíge. Quantas vezes por ali passámos, em longas conversas apeadas, ou em idas aos Correios ou ao bar do Rocha, à Geladinha do Quitexe, ou de passagem para o cinema, ou para o jardim da administração! À casa dos rádio-montadores, ou (para os operacionais) em longos serviços nocturnos, de piquete ou de reforço. Ou de  sargento de dia, passando rondas aos postos de vigia da vila.
António Casal, que pelo Quitexe jornadeou como 1º. cabo de transmissões, da BCAÇ. 3879, vem lembrar que, pouco à frente e à direita do que aqui se vê, moravam as famílias Morais e Portela.
O Portela era Sub-Chefe dos Voluntários e inquilino de Morais - que era aguedense, meu conterrâneo de Valongo do Vouga.
O Casal vem agora lembrar a honra tida (ele) em ser convidado para o baptizado do filho do Portela, na igreja do Quitexe. 
"Não me lembro do nome do padrinho, mas a madrinha foi a Sãozita Morais. Foi uma festa e tanto e teve como grande animador a alegria e boa disposição contagiante do sr. Morais", recorda o Casal, citando o tempo da sua chegada ao Quitexe, em Abril de 1972, quando tinha à espera a família Portela - que logo fez questão de o apresentar à família Morais.
O "maçarico" Casal foi recebido de braços abertos e, durante o ano em que lá permaneceu, sempre foi tratado com o maior dos respeitos e amizade. "É por estas e outras razões - diz dele - que o Quitexe está e estará sempre comigo e há coisas que não se esquecem".
Infelizmente, o quitexano Morais já não se encontra entre nós, já faleceu, mas, sublinha o Casal,"permanecerá sempre no nosso espírito pelas melhores razões". 
Assim se fazia a relação da comunidade civil com a tropa. Nem sempre pacifica, é verdade, mas, no Quitexe, quase sempre civilizada, embora aqui e ali "temperada" com algumas diferenças. Era (é) a vida!!!

1 comentário:

Tomás disse...

Se esta estrada fala-se teria muito que contar. Coisas boas outras menos boas, mas certamente que para todos terá boas recordações, e eu que o diga...