terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O dia da ordem de serviço com a mobilização para Angola

Cópias da Ordem de Serviço nº. 286, de 7 de Dezembro de 1974, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, com a mobilização de Monteiro, Viegas e Neto para o BAT. CAV. 8423. Em baixo, Viegas de serviço no CIOE, por aquela altura



A ordem de serviço nº. 286, do Centro de Instruções de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, de 7 de Dezembro de 1973, trazia chapada a mobilização dos três 1ºs. cabos milicianos que viriam a ser o furriéis da CCS do BCAV. 8423 - o Monteiro, o Viegas e o Neto.
A Nota nº. 4700 - Pº.33.007, de 17 de Novembro do mesmo ano e da Repartição do Serviço de Pessoal (RSP), da Direcção do Serviço de Pessoal (DSP), do Ministério do Exército, já fizera as nomeações, que nos só conhecemos faz hoje 37 anos.
Foram momentos felizes!! Isto que eu digo é uma caricatura, pois ninguém queria ir para a guerra. Mas no quadro de então, o de uma juventude que cresceu com esse estigma, ir para Angola era o melhor que nos poderia acontecer. Era o «teatro» de guerra mais pacífico - muito melhor que, como se dizia ao tempo, as dificuldades que se viviam na Guiné-Bissau e Moçambique.
No meu caso pessoal, acrescia a vantagem de em Angola ter família mais ou menos próxima e vários amigos.
O dia 7 de Dezembro de 1974 era uma 6ª.feira, véspera de feriado nacional, e o meu fim-de-semana seria passado em Lamego, por estar de escala, em serviço. Mas telefonei para a vizinha Celeste, dos Correios de Lamego, para que desse o recado à minha mãe.
«Já não vens a casa?», perguntou-me a filha Cinda, agora com 65 anos. Que não, lhe disse eu. E vim a casa por mais uns meses. Ainda passei mais duas semanas em Lamego, segui para Santa Margaridas (em vésperas de Natal), e, depois, voei para Angola - já na noite de 29 para 30 de Maio de 1974.
Ver AQUI.

1 comentário:

Zé Macário disse...

http://zemacario.blogspot.com