quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O abandono definitivo da Fazenda Santa Isabel


Flora, Belo, Fernandes e Ricardo, furriéis de Santa Isabel já no Quitetexe (1974)


A 10 de Dezembro de 1974, completou-se a rotação da 3ª. CCAV. 8423, de Santa Isabel para o Quitexe. Quitexe que, mal eu diga, era um paraíso para os nossos companheiros que tinham jornadeado pelos lados da serra do Quimbinda, desde Junho, e por lá sentiram as «passas» de uma comissão que, não sendo um drama, ou uma tragédia, teve os seus momentos menos bons.
Quase todos nos conhecíamos já, principalmente do período de formação do batalhão - de Janeiro a Maio desse ano, em Santa Margarida. E também da regular presença de um pelotão no Quitexe, reforçando a capacidade operacional do comando do batalhão. A comunhão de espaços e de tarefas, na vila quitexana foi, também por isso, assumida com total tranquilidade e muito, muito companheirismo.
O abandono de Santa Isabel, como o de Zalala e de Luísa Maria, significava, por outro lado e para nós, a abertura do caminho que nos traria ao cabeceiro do regresso a Lisboa. Era isso muito expectável, e desejado, embora o tempo e as delicadezas do processo de descolonização nos «obrigassem» a continuar por lá até Setembro de 1975. Foram repetidas as decepções, quanto a esse objectivo.
Ainda muitas águas iriam passar debaixo da ponte das nossas esperanças. 

Sem comentários: