sábado, 11 de dezembro de 2010

As latas cheias de rojões e de enguias de escabeche

Clube Recreativo do Quitexe, nos antos 70. Grandes «filmes» por ali passaram...


O mês de Dezembro de 1974 foi mês de festas, futebol e cinema, no Quitexe. Para além da convencionais e já por aqui muito faladas acções militares. No dia 11, iniciou-se a actividade da Comissão Local de Coordenação Civil-Militar (CLCCM) da vila - que fôra constituída nos primeiros dias do mês e por objectivo tinha «impôr uma mudança radical dos hábitos dos longos anos de guerra» -como se lê no Livro da Unidade. Compreende-se: até aí eram comissões de contra-subversão, agora desenvolvia-se e acelerava-se o processo de descolonização.
O Clube Recreativo do Quitexe foi espaço para exibição de filmes, pela mão do operador Rodolfo Tomaz - se me lembro bem. As fitas eram vistas com grande entusiasmo pela comunidade militar e, na Zona de Acção (ZA) do BCAV. 8423, em todas as unidades e abertas à população civil.
Funcionavam como motivadoras de acção psicológica.
Por estes dias, chegou o Neto - de férias em Águeda e com a mala cheia de recordações de casa. De minha parte, a mãe Maria Dulce deu-se ao trabalho de encher uma lata de cinco quilos, daquelas redondas, onde se vendia unto (ou banha de porco, quem se lembra?), uma lata cheiínha de rojões. Ui, ui, ui, ui!!!!!.... rojões!!!!!.... Certamente de algum porco a que eu próprio ainda dera alguma lavagem. De certeza! E uma outra, mais pequena, com enguias em escabeche. Que delícias!!! Nem imaginam a gulodice com que devorámos os pitéus, reachando o paladar das cozinhas da mamã. Um luxo!!!

- Cinema no Quitexe. Ver AQUI.

Sem comentários: