sábado, 4 de dezembro de 2010

Andamos a fazer história...


Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona (1974)


A 4 de Dezembro de 1974, o capitão José Paulo Falcão, comandante interino do Batalhão de Cavalaria 8423, esteve reunido no Comando de Sector do Uíge, em Carmona - com os comandantes das várias unidades. O objectivo era «estreitar contactos entre comandos, necessários mais do que nunca, dada a constante evolução dos acontecimentos».
Já a 2 de Dezembro, e depois a 7 e 9, se realizaram idênticas reuniões. E não admira, aos olhos de então e mais aos de hoje - que mais coisas se sabem.
A tensão era grande, entre os movimentos, que se tinham batido na mata e agora se encontravam em processo de descolonização - cada qual puxando galões para uma supremacia que lhes desse autoridade política. E embora não se registassem incidentes especiais, por estes dias de Dezembro de 1974, a verdade é que eram latentes as reservas relacionais entre os seus responsáveis.
A isto tudo, com sentido e assumpção plena de responsabilidades, olhava e actuava o BCAV. 8423! Disso não há quaisquer dúvidas!
A 36 anos de distância, é interessante observar o papel pacificador e construtor que os Cavaleiro do Norte tiveram  o processo de descolonização de Angola. Na parte que lhe tocou.
«Andamos a fazer história!!!...», dizia o alferes Garcia, repetidas vezes - para nos dar conforto e força.

Sem comentários: