terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os dias da nossa mobilização para Angola, em Novembro de 1973



O dia 16 de Novembro de 1973 era uma 6ª. feira e, ao tempo, cochichava-se cada vez mais, entre a guarnição do quartel de Santa Cruz e do CIOE de Penude, por Lamego, a iminência da nossa mobilização para Angola. Sabia eu que por aquele fim de semana por lá iria ficar de serviço e acomodei-me na minha convencional racionalidade: o que vier, virá!
Ao tempo, o grande desejo de cada mobilizável apontava para os ares de Angola, onde a guerra seria muito mais tranquila que nas trincheiras da Guiné-Bissau ou Moçambique. Pela Guiné, já o  PAIGC, de resto, a 24 de Setembro de 1973, anunciara a independência, unilateralmente, na colinas verdes de Medina de Boé - que eu viria a conhecer em 2000. O que por lá estaria a sofrer a tropa!! De Moçambique se diziam cobras e lagartos da Frelimo e a imprensa internacional falava de massacres.
Angola era o destino apetecível.
Por todos. Por mim, também porque por lá tinha família.
A noite de 16 para 17 de Novembro de 1973, em Lamego, comigo de serviço no quartel de Santa Cruz, deu para farta conversa com o Grilo, na messe de Almacave - onde refeiçoávamos. Naquela noite, vindo ele do treino do Sporting local, cansado e sem vontade de dormir, deu para grandes falas - continuadas no aquartelemento, onde a noite iria ser de alerta. Não se brincava em serviço, quando se estava de serviço, em Lamego.
O Grilo, que no domingo seguinte iria ter jogo - e de sargento de ronda na cidade, por lá iria passar eu... - veio ter comigo ao qaurtel, continuando a nossa conversa sobre a mobilização. Também ele, futebolista do SC de Lamego (por empréstimo) e nadador-salvador da Nazaré, queria Angola.
«Alguém tem de ir para a Guiné ou Moçambique...», disse-lhe eu, por dentro a rezar que a «rifa» me trouxesse Angola.
Mal sabíamos nós o que nesse dia, na Repartição do Serviço de Pessoal (RSP) do Ministério do Exército já tinha sido decidido sobre o nosso futuro.
- GRILO. Joaquim José Sales Grilo, ao tempo 1º. cabo-miliciano de Operações Especiais (Ranger´s). Funcionário público, natural e residente na Nazaré.
- PAIGC. Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, liderado por Amílcar Cabral.
- FRELMO. Frente de Libertação de Moçambique, liderada por Samora Machel, depois da morte de Eduardo Mondlane, em 1969.

3 comentários:

José Miguel Jesus disse...

Viva:
Sou um ex C.A.R. (conhecido por Jesus) que também estive por essas terras do Norte de Angola nos anos 74/75- integrado no B.Caç.5015 ali pela zona da «Damba» mais exatamente no meio de nenhures e que se dava pelo nome de Chimacongo e que nada mais era que o aquartelamento da 1ª-Cª do B.Caç.5015 e meia dúzia de cubatas de capim junto ao mesmo.

José Miguel Jesus disse...

Continuando o comentário.
Vim ter á pág. dos Cavaleiros do Norte informado pelo ex Alferes Milic. António Margalho que também fazia parte do B.Caç. 5015 mas integrado na 3ª Cª e aquartelado ali pela zona da Serra da Mucaba e que hoje organiza os encontros dos elementos da dita 3ª Cª.
Terminando por agora desejo a todos os ex militares votos de boa saúde.

José Miguel Jesus disse...

Comentário Informativo e a ser publicado se assim o entenderem.
Vai realizar-se um convívio dos ex militares da 1ª Cª do B.Caç.5015
(Angola-Uíge-Damba-Chimacongo-74/75)
no próximo dia 16 de Maio 2015 em Matosinhos. A concentração será na zona do Castelo do Queijo junto ás praias de Matosinhos. Fica a informação para quem tenha interesse.
Obrigado. Cumprimentos. José Jesus.