domingo, 14 de novembro de 2010

O aeroporto de Carmona, onde ir era chic...

Lino, Belo e Gordo, três furriéis Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. do BCAV. 8423, no aeroporto de Carmona

O aeroporto de Carmona foi a nossa "porta de saída» para Luanda e local, nos nossos meses da cidade, para rituais passeios de lazer: ir ao aeroporto, digamos, era chic.
Operacionalmente, foi motivo de segurança máxima nos duros primeiros dias de Junho de 1975 - quando foi guardado de armas nas mãos, do fogo e da metralha que poderia atingir a pista, o hangar e o edifício principal, tornando-o inoperacional. Por lá, se evacuaram muitos «refugiados», para Luanda.
A foto, como se vê pelo jeito deles, descontraído e calmo, foi de passeio de três dos furriéis da 3ª. CCAV. 8423: o Lino, o Belo e o Gordo. Tudo boa gente!
Por lá havia um snack-bar/restaurante, com vista para a pista e onde se comiam uns bons pregos no prato, com ovo a cavalo, e uns excelentes  bifes grelhados, que regávamos a cerveja - raríssimamente com vinho, que por lá era bem caro.  
- LINO. José Rodrigues Lino, furriel miliciano mecânico-auto, natural e residente no Fundão, onde é empresário do sector de madeiras (serração).
- BELO. Agostinho Pires Belo, furriel miliciano de alimentação, aposentado da administração fiscal, natural e residente no Retaxo (Castelo Branco).
- GORDO. António Luís Barradas Mendes Gordo, furriel miliciano atirador de cavalaria, funcionário da Câmara Municipal de Alter do Chão, onde reside.

1 comentário:

Tomás disse...

Não posso afirmar em que mês foi, mas na nossa passagem por Carmona, houve uma noite que estive de guarda ao Aeroporto. Esta foto não mostra a pista mas posso afirmar que não era nada agradável guardar um espaço tão grande em que os únicos amigos da imensa escuridão eram o cigarrinho e algum cacimbo já no alto da moleirinha, com o som das cigarras à mistura.