terça-feira, 2 de novembro de 2010

A moambada de Sanza Pombo, à boleia desde o Quitexe

Edifício da CCS da unidade militar instalada em Sanza Pombo, foto de Jorge Oliveira


O dia 2 de Novembro de 1974 foi de visita do Bispo de Carmona ao Quitexe (ver AQUI) e do Brigadeiro Altino de Magalhães, ao tempo Comandante da Zona Militar Norte (ZMN). Também por lá passaram neste dia, em visita de cortesia e de carácter particular, «o comandante do Batalhão de Cavalaria 8324 e vários oficiais da guarnição de Carmona», como se lê no Livro da Unidade.
O BCAV. 8324 (não confundir com o 8423, o dos Cavaleiros do Norte) jornadeou por Angola entre 1973 e 1975, na área de Sanza Pombo e mobilizado pelo Regimento de Cavalaria 3, de Estremoz. Poucas notas consegui obter sobre a unidade, sendo mais relevante a de um morto em combate, a 17 de Maio de 1975 - o soldado António José Duarte Silva, da 3ª. CCAV. 8324.
Sanza Pombo foi terra de uma visita minha, em data que não consigo precisar - lá chegado em sucessivas boleias militares, do Quitexe para Carmona, daqui para Negage, depois para Sanza Pombo. Lá morava um conterrâneo meu, o Adolfo Pires dos Reis, funcionário do Ministério da Agricultura e já falecido. E lá comi uma das primeiras moambadas da minha vida, de que sempre em disseram maravilhas mas de que nunca fui muito apreciador. Naquele dia, soube-me muito bem. Sei lá se por a conversa rimar sobre as coisas da terra de ambos, falando dos conterrâneos e da coisas que nos eram comuns!

6 comentários:

depinho disse...

Meu caro.
Nessa data estava lá em Sanza. Lembro-me do Reis, julgo que tinha um pequeno suzuki.
Era furriel da CCS, chegamos a Sanza Pombo em Dezembro de 73, e depois de entregar as instalações ao FNLA finais de 74, fomos para o RI20 Luanda, até Julho de 75.
Estranhamente não tenho nenhum contacto de ninguém, nem nunca encontrei um que fosse e o batalhão tinha "manim" de gajos. Talvez por ser a quase totalidade de pessoal abaixo de Lisboa. Os únicos da companhia que eram do Porto e arredores, eram eu e o Dr. Graça Moura
Tenho pena de não saber de ninguem e vou lendo os comentarios dos outros.
Um abraço
A PINHO

Anónimo disse...

Caro amigo eu quero dizer-lhe que estive em Sanza Pombo finais de 74 onde minha companhia pertencia ao B/Cavalaria 8324 sendo a última do Batalhão, e sinseramente não me lembro de outra companhia de pssar por lá.

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Car De Pinho:

Higino Reis já faleceu vai para mais de 10 anos. Deixou viúva e 3 filhos.

Anónimo disse...

Também eu pertenci ao 8324 (1companhia estacionada no Alto zaza e com destacamentos no Quango e na camuanga, onde ocorreu o útimo ataque já em Agosto de 74. A Sanza fui buscar Reab por diversas vezes .Estive em Macocola a comandar o destacamento local, passamos os últimos meses da comissão em Luanda,onde vivemos todos os momentos dramáticos daquela altura.reunimos a companhia todos os anos no primeiro sábado de Junho já lá vão 26 anos este ano é na Maia.Há sempre lugar para mais um Um abraço .Moreira (Ex-Furriel Mil.)

tex06 disse...

caro amigo eu tanbem por la passei ,
era radio montador da ccs do bcav 8324 .

tex06 disse...

caro amigo eu tanbem por la passei ,
era radio montador da ccs do bcav 8324 .