sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A verdadeira história do Buraquinho

Alfredo Coelho, o Buraquinho, numa simulação de «guerra». Ao fundo,
vê-se a messe de sargentos do Quitexe. À direita, parte da messe de oficiais 


ALFREDO COELHO (BURAQUINHO)
Texto

A origem da alcunha de BURAQUINHO veio quando eu estava em Tavira, no CISMI (Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria), em instrução nocturna. Um dos instruendos, perguntou-me se eu tinha verificado bem a carta topográfica e se tinha tirado o azimute e eu respondi-lhe que sim. Então ele comentou: «Olha que isto vai dar buraco, e nunca mais vamos sair da serra para fora, para chegarmos ao quartel a tempo».
Eu disse-lhes: «Tende calma, que eu vou arranjar uma solução».
O instruendo estava nervoso e a chorar, porque era um copinho de leite, e ficava com o fim-de-semana cortado, caso nós chegássemos para além do tempo marcado. Então, mais uma vez peguei na carta topográfica e na bússola e, com as coordenadas, tirei o azimute e, por casualidade, deu-me um bom ponto de referência. Então, eu disse-lhes: «Pronto rapazes, já estamos safos, encontrei um buraquinho para sairmos da serra, e vamos chegar a tempo ao quartel».
Quando formávamos batalhão em Santa Margarida, eu estava com os elementos do serviço de saúde, quando apareceu um cabo miliciano que era do meu curso em Tavira e me diz: «Ó Alfredo, por aqui? Foste tu que nos valeste quando estivemos em Tavira e disseste “encontrei um buraquinho...» .
Os elementos de serviço de saúde da nossa companhia  acharam piada, começaram a rir-se e puseram-me a alcunha de Buraquinho.
É esta a história da alcunha. Como poderão verificar nada tem a ver com o meu nome. Eu sou Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho. Mas, enfim!, a vida é mesmo assim.
ALFREDO COELHO
(Buraquinho)

1 comentário:

Deus disse...

Há meses atrás questionei sobre a origem da alcunha.
Ora aqui está explicada a origem de tal alcunha, que afinal nada tem de anormal.