terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1 138 - O incêndio na casa de oficiais do Quitexe


Os 3 bombeiros que combateram o fogo, em frente ao edifício. Notam-se bem as portas janelas queimadas. As chamas notam-se bem, na foto de baixo
A 17 de Janeiro de 1975, deflagrou um incêndio na casa dos oficiais milicianos, que era também a arrecadação de material de aquartelamento da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe. E viveram-se momentos de pavor. 
O medo foi acrescentado, naquela hora dramática, pelo facto de lá estarem guardadas milhares de munições. Que as labaredas foram fazendo estourar, com os perigos daí inerentes.
O susto foi enorme e, apesar de prontamente combatido pela guarnição militar, as labaredas celeremente «comeram» o que lhe apareceu pela frente, sem dar muito tempo a que se deixassem combater. E havia a iminência permanente do estouro de munições. E muitas estouraram! Um perigo! Mortal!!! E a verdade é que, sem água que chegasse e sem bombeiros, não foi possível evitar a destruição do edifício.
O incêndio terá sido originado num curto circuito, foi imediatamente detectado e o deu tempo a que os pertences pessoais dos militares que ali se hospedavam fossem salvos, apressadamente levados e para a estrada do café.
Os prejuízos «foram avultados» e, segundo o Livro da Unidade, «não houve possibilidade de evitar a destruição total do imóvel«, por falta de meios adequados para pagara o incêndio, inclusive a própria água».
A chegada, algo caricatural, de um carro de bombeiros de Carmona, foi o momento hilariante da noite de sufoco - dada a sua formação: um carro bem pequeno, com três homens (os da foto), um pequeno tanque de água e uma bomba manual.
Bombeiros que já nada fizeram, para além de pretextarem fotografias para os nossos álbuns. Não houve quaisquer danos pessoais.

3 comentários:

CARLOS LETRAS disse...

Viegas bom dia, como poderei adquirir o LIVRO DA UNIDADE?

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Caro Letras:
Não está à venda,
tanto quanto sei!
Tenho um exmplar, emprestado pelo (furriel) Pires de Bragança. E tenho de lho devolver.
Abraço.
CV

Tomás - CCS disse...

Nesta noite houve sessão dupla. Em frente a este edificio era o cinema do Quitexe e nessa noite decorria a habitual sessão que tanto adoravamos. A dado momento alguem entrou a gritar "á fogo, á fogo". A sessão foi imediatamente interrompida com todos a virem cá para fora , pois ia começar a segunda sessão. Foi só esperar que chegassem os bombeiros e aí começou a comédia. Todos a rirem com a "figura" dos homems da paz. É pena não mostrarem a bomba de incêndios, pois ainda hoje seria certamente motivo para uma boa gargalhada.