terça-feira, 3 de janeiro de 2012

1 117 - Outros dias de ano novo de 1975...

Ano novo e mais caras novas, neste desfilar de imagens que são de há 36 anos, no Quitexe da nossa saudade, em dia 1 de Janeiro. Olhem ali para o bigodaças da esquerda; é o Fernandes, de mão dada ao Ribeiro e ao tempo enamorado de uma estudante de medicina e agora professor. Depois sou eu (e o meu bigodinho) e o Belo, já caras conhecidas. E lá mais atrás, idem, idem, está o Bento.
Cara nova, entre o Bento e o Flora (o mais à direita), está o inimitável Costa, furriel do pelotão de morteiros e que por esses dias fazia o seu adeus ao Quitexe. O Costa era singular: não bebia álcool (Deus me livre!) e um belo dia conseguimos pô-lo com os copos, fazendo de conta que sumo e cachaça era uma mission (um refrigerante angolano).
Do Ribeiro (de mãos no Fernandes) já falámos. Temos depois o sr. professor, o Rabiça - dois anos mais velho que nós, já homem feito, ao pé dos outros meninos. E o Graciano e o Abrantes, este de cachimbo, como ele gostava de esfumaçar. Escondido, tapado pelo Abrantes, parece-me ser o Lopes (de quem também já aqui falámos).
Como bem se vê, em pleno processo revolucionário que e tão se punha em curso, não faltava boa disposição na guarnição do Quitexe. E era tudo gente boa
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Professor, em Braga.
- COSTA. Furriel do pelotão de morteiros. Desconheço o paradeiro.
- RABIÇA. Ângelo Tuna Rabiça, furriel miliciano enfermeiro, da 3ª. CCAV. 8423. Professor aposentado, mora em Vila Real.
- GRACIANO. Graciano Correia da Silva, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Empresário agrícola, em Lamego.
- ABRANTES. Joaquim Cardoso Abrantes, furriel miliciano ao tempo colocado no Quitexe. É director escolar em Castelo Branco.

1 comentário:

Tomás - CCS disse...

Como se pode ver pelas ultimas fotos, é caso para dizer que o exemplo vem de cima. Há sempre uma CUCA ou uma NOCAL ou uma EKA pronta, nas mãos de um furriel, para ser esvaziada, pois pois...